7 dicas FUNCIONAIS para perder o medo de dirigir: a 1ª é a mais eficaz!

Elouise Lopes

06/01/2023

Existem diversos motivos por que as pessoas podem ter medo de pegar no volante. Se esse motivo não for nenhum trauma, existem dicas que podem ser fundamentais na hora de acabar com o medo de dirigir.

7 dicas para perder o medo de dirigir

Para quem tem medo de dirigir por medo de provocar acidentes ou coisa do gênero, as 7 dicas a seguir podem fazer toda a diferença. Confira.

7. Escolha destinos próximos da sua casa

Para quem acabou de tirar a carteira de motorista e está ainda começando a se acostumar com a ideia de ter que sair de casa de carro, uma boa ideia pode ser pegar o carro e ir para lugares que não sejam tão distantes da sua casa.

Isso porque você vai saber que, sendo uma viagem tão curta, não vai precisar passar tanto tempo no volante. No geral, o que essas viagens mais rápidas concedem aos motoristas iniciantes é a prática de fazer curvas, parar a uma boa distância de outros carros, dar partida e assim por diante.

Praticando com essas viagens mais curtas, você vai pegando a prática da direção e vai se tornar cada vez mais fácil viajar de carro. Com o tempo, você já vai começar a querer fazer viagens maiores.

Às vezes, só tirar o carro da garagem é uma vitória e tanto.

6. Aproveite ruas vazias para treinar

Outra prática que pode te ajudar bastante na hora de perder o medo de dirigir é treinar. Se houver, perto de sua casa, ruas vazias, que você pode treinar bastante, não deixe de aproveitar a oportunidade. Escolha os melhores horários, em que haja pouco movimento, para treinar o básico da direção.

Uma premissa que faz todo sentido quando se trata de direção é que a prática leva à perfeição. Por isso, não deixe de treinar (curvas, ladeiras e etc.) para ir pegando o jeito (ou entender o seu próprio jeito de dirigir, afinal cada motorista tem o seu).

5. Escolha bons horários para pegar o trânsito

Também é uma dica importante que você se atente a escolher bem o horário que vai sair de casa. Se for possível evitar pegar trânsito intenso nesses primeiros momentos de direção, evite. Afinal, os horários de pico costumam ser bem estressantes. Para quem tem medo de dirigir, essa com certeza não é uma boa pedida.

4. Dirigir sozinho pode ser bom

Também é importante que, ao sair para dirigir, você esteja sozinho. Em geral, as pessoas que sabem dirigir acabam colocando muita pressão sobre o motorista iniciante. A intenção de ajudar a pegar o jeito com volante é muito boa, mas isso na prática não é muito legal.

Isso porque quem dirige há mais tempo tende a não ter paciência e, com isso, não dar a autonomia de que a pessoa que está começando a dirigir precisa. É claro que alguns toques são sempre bem-vindos, mas eles precisam vir com muita paciência, para evitar aumentar o nervosismo da outra pessoa.

Considerando isso e outros fatores, é bom tentar dirigir sozinho, para ir adquirindo mais autoconfiança aos poucos e para ir entendendo seu próprio jeito de dirigir.

3. Não se cobre tanto

Como comentamos anteriormente, o psicológico sem dúvidas interfere na direção. Não é à toa que existe uma prova de psicotécnico e que, na autoescola, existem aulas focadas justamente neste ponto.

Na hora de dirigir, evite se deixar dominar pela tensão e pelo nervosismo e observe as situações à sua volta com muita atenção. No geral, procure fazer tudo no seu tempo, como pegar o carro à noite, em dias de chuva etc.

2. Fuja dos locais com muitos carros

Para quem quer perder o medo de dirigir, locais que tenham muitos carros não são bons. Afinal de contas, a presença de muitos carros faz com que a tensão se eleve bastante, e esse não é o cenário ideal para perder o medo. Por isso, evite.

1. Dirigir precisa fazer parte da sua rotina

Uma dica muito importante e que é para lá de funcional é dirigir todos os dias. Quem quer perder o medo precisa praticar isso todos os dias, para se acostumar com o volante e também com a rua. Sair com o carro todos os dias, ainda que para fazer uma viagem de 5 minutos, costuma ser bastante eficaz para resolver o problema do medo.

Tendo isso em vista, faça da direção uma atividade da sua rotina, para que seja o mais comum possível e não um bicho de sete de cabeças que você precisa enfrentar só de vez em quando por necessidade.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta