Prouni: aprovados em vagas remanescentes do 1º semestre são divulgados – Veja!

O Programa Universidade para Todos (Prouni) divulgou os aprovados em vagas remanescentes para o primeiro semestre, ou seja, as bolsas que não foram preenchidas nas chamadas anteriores.

Em seu atual processo seletivo, o Prouni disponibilizou 107.992 bolsas, sendo que a maioria delas (74.383, no total) era parcial e o restante (33.609) era integral.

Os aprovados nas vagas remanescentes têm do dia 10 a 13 de maio para comprovar informações fornecidas no momento da inscrição, para validar e garantir a bolsa de estudos.

Confira, aqui, como consultar os aprovados em vagas remanescentes do Prouni e mais informações sobre o programa de estudos do Ministério da Educação.

logo prouni

Vagas remanescentes Prouni

As vagas remanescentes Prouni do primeiro semestre são as oportunidades que não foram preenchidas nas chamadas regulares do processo seletivo.

Normalmente, são vagas em que houve a desistência dos aprovados ou que os candidatos que passaram não conseguiram apresentar a documentação comprobatória no prazo.

Curiosamente, essa foi a primeira edição em que a seleção para vagas remanescentes do Prouni ocorreu com a classificação dos candidatos por ordem de melhor desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O candidato poderia utilizar a nota do Enem de uma das edições do exame feita nos últimos 10 anos. O sistema do Prouni selecionava, automaticamente, a edição em que o candidato teve a maior média nas provas.

Como consultar os aprovados nas vagas remanescentes Prouni

A consulta dos aprovados nas vagas remanescentes Prouni pode ser feita online, no site oficial do programa. Veja, a seguir, um passo a passo para consultar a lista de aprovados:

  1. Acesse o site oficial do Prouni;
  2. Em “bolsas remanescentes”, clique em “listar candidatos”;
  3. Informe a instituição de ensino superior em que se inscreveu;
  4. Selecione o local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa;
  5. Clique em “pesquisar”.

Pronto! A página será atualizada e trará a listagem, em ordem de classificação, dos candidatos aprovados no curso informado.

Comprovação de informações Prouni

Os aprovados em bolsas remanescentes Prouni devem comprovar as informações prestadas na inscrição, processo que é feito diretamente na universidade em que estudarão.

O período de comprovação vai de 10 a 13 de maio. É importante cumpri-lo, para evitar a perda da bolsa de estudos. Na ocasião, o aprovado deve apresentar documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de renda (holerite, extrato bancário, entre outros), comprovante de residência e de conclusão do ensino médio.

O que é o Prouni?

O Prouni é um programa do Ministério da Educação voltado à democratização do ensino superior. Ele oferece bolsas de estudo parciais (de 50%) e integrais (100%) para candidatos com perfis específicos.

As bolsas de estudo são válidas para instituições de ensino superior particulares cadastradas no Prouni. São bolsas para cursos de graduação de diversas áreas, em todo o Brasil.

Quem pode participar do Prouni?

A participação no processo seletivo Prouni é liberada para candidatos que cumprem pré-requisitos do programa. Confira, logo abaixo, quais são eles:

  • Ter feito o ensino médio em escola pública ou particular na condição de bolsista integral;
  • Não possuir diploma de cursos de graduação;
  • Ter participado do Enem e atingido o mínimo de 450 pontos na média das notas do exame, além de não ter zerado a redação;
  • Possuir renda familiar mensal bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa, se quiser pleitear uma bolsa de estudos integral;
  • Ter renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos por pessoa, caso queira tentar uma bolsa de estudos parcial;
  • Ser professor da rede pública que esteja trabalhando na educação básica, independentemente de sua renda;
  • Ser pessoa com deficiência.

Prouni 2021 segundo semestre

Não conseguiu uma das vagas do Prouni primeiro semestre? Dá para tentar uma bolsa de estudos na edição do segundo semestre. O período de inscrições está previsto para 13 a 16 de julho.

A seguir, confira o cronograma Prouni segundo semestre divulgado recentemente pelo MEC:

  • Inscrições: de 13 a 16 de julho;
  • Divulgação dos aprovados na primeira chamada: 20 de julho;
  • Comprovação das informações para matrícula: 20 a 28 de julho;
  • Divulgação dos aprovados na segunda chamada: 3 de agosto;
  • Comprovação das informações de aprovados na segunda chamada: de 3 a 11 de agosto;
  • Inscrição na lista de espera: 17 e 18 de agosto;
  • Divulgação do resultado da lista de espera: 20 de agosto;
  • Comprovação das informações para aprovados na lista de espera: de 23 a 27 de agosto.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário