Emprego: Havan lança a “Jornada Labs” para contratar e capacitar jovens para área de TI

unidade da havan
Programa Jornada Labs, da Havan, proporciona formação e emprego na área de T.I (Imagem: Divulgação)

Conhecimento na área de T.I, ou Tecnologia da Informação, tem sido muito requisitado no mercado de trabalho. Faltam profissionais habilitados e existe muita disponibilidade de emprego.

Algumas empresas não querem mais esperar o mercado se voltar para a T.I. Elas mesmas querem fazer a formação de pessoas. Esse é o caso da Havan, por exemplo. 

Publicidade

Publicidade

A Havan lançou o programa Jornada Labs. A iniciativa tem como objetivo contratar e formar profissionais para que eles atuem como desenvolvedores da rede de varejo. 

“Queremos oportunizar aos jovens talentos desta área a chance de atuar em uma grande empresa como programadores, contando ainda com a possibilidades reais de crescimento profissional”, afirma a coordenadora de Desenvolvimento da Havan, Goreti Maestri. 

Outras grandes empresas também já desenvolveram programas de formação para T.I, como é o caso do Ifood

Publicidade

Publicidade

O Jornada Lab é um emprego?

unidade da havan
Programa Jornada Labs, da Havan, proporciona formação e emprego na área de T.I (Imagem: Divulgação)

O Jornada Labs é ideal para quem busca emprego, é maior de 18 anos e tem um mínimo conhecimento na área de programação. Vinte vagas estão disponíveis. Todas as atividades do programa vão ser sediadas na sede da Havan em Brusque, município de Santa Catarina. 

Todos os participantes do programa vão fazer parte da equipe de colaboradores da empresa desde o primeiro dia de trabalho. O regime de é emprego é regido pela CLT. 

O destaque é que eles vão participar de uma série de treinamentos sobre:

  • C#;
  • JavaScript;
  • HTML;
  • CSS;
  • Banco de Dados.

As aulas vão ser mediadas pela ProWay, uma empresa de Blumenau, também em Santa Catarina, com experiência em programas de seleção-formação. 

As inscrições estão disponíveis até o dia 8 de maio. Depois de se cadastrar, o candidato vai receber um e-mail com um link, para a realização de um teste sobre raciocínio lógico. Em seguida, ele deve fazer desafios de programação, participar de entrevistas e de dinâmicas. 

O crescimento do setor de T.I

O setor de T.I tem crescido – e muito! De uma perspectiva mundial, os gastos com Tecnologia da Informação em 2021 devem ser de US$4,1 trilhões, de acordo com a Gartner. Isso representa uma alta de 8,4% em comparação com o ano passado. 

Publicidade

Publicidade

No Brasil, considerado um dos maiores mercados de T.I da América Latina, em 2020, o gasto das empresas em TI teve uma média de 8%. Foi isso que mostrou a 31ª Edição da Pesquisa Anual do Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, realizada pela Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). 

Ainda segundo a pesquisa, os setores que mais investiram nessa área  foram:

  • Bancos: 15,7%
  • Serviços: 11,4%
  • Indústrias: 4,8%
  • Comércio: 3,8%. 

Essas porcentagens foram gastas sobre o faturamento líquido das empresas. 

“Através dos resultados divulgados, podemos observar que está cada vez mais comprovado o processo de Transformação Digital das empresas e da sociedade. A quantidade de computadores em uso no Brasil também nos traz um dimensionamento da importância da tecnologia”, afirma Fernando S. Meirelles, professor que coordenou o levantamento. 

Emprego em T.I

Publicidade

A abertura de vagas de emprego na área de T.I é comum. Veja algumas empresas que estão contratando:

Publicidade

Banco Pan: 121 vagas abertas para a área de tecnologia. Entre elas estão Analista de Dados Júnior e Arquiteto de Segurança da Informação. Deficientes podem participar do programa de diversidade do Banco Pan;

Stark Bank: Vagas abertas para tecnologia, marketing, negócios e finanças. Uma delas é para Engenheiro de Software IOS E Api. 

Lwart Soluções Ambientais: Vagas de emprego para estudantes, que devem finalizar o curso de Ensino Superior entre março e julho de 2023. Estudantes de tecnologia e sistema da informação podem participar do processo seletivo. 

Publicidade

Publicidade

Youse: As oportunidades de emprego da Youse são destinadas para quem mora em São Paulo (SP). As vagas são para Analista De Qualidade (QA), Desenvolvedor (A) Mobile (iOS)/Flutter, Desenvolvedor Ruby On Rails, Devops, Estágio em TI e Engenheira de Dados.

Fontes: O Município, T.I Inside, Olhar Digital e TecMundo.

Marina DarieFormada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
Veja mais ›
Fechar