IPVA 2021 – Detran PI: Consultar Valor, Calendário, Como Pagar
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto que deve ser pago anualmente por todos aqueles que possuem um veículo. A taxa cobrada pelo Detran PI pode ser paga à vista ou em até 3 vezes a partir do primeiro mês do ano.
Apesar de ser um imposto presente em todo o Brasil, cada estado possui as suas regras. Quer saber mais como funciona o imposto no Piauí? Leia o texto e fique por dentro de tudo.
IPVA PI 2021: Consulta de Valores
O valor é uma das regras que varia de acordo com cada estado e pode variar de um ano para o outro. Para que você consulte o valor que irá pagar no ano de 2021, siga esse passo a passo:
- Entre no site oficial do Detran PI;
- Clique em “Guia de Pagamento IPVA”;
- Informe a placa do carro e Renavam;
- Digite o código de confirmação informado na tela;
- Clique em “confirmar”.Pronto! Seguindo esse simples passo a passo você já poderá ter acesso ao valor do imposto.
Calendário de Pagamento
Ainda não é possível consultar o calendário de pagamento para o ano de 2021. Mas para que você já comece a se programar, fizemos um levantamento com as datas dos anos anteriores, visando prever um possível calendário de pagamento.
No início de 2020 foram feitas mudanças, pois nos anos anteriores a data de pagamento era definida de acordo com a placa do carro. Agora, a data de pagamento é igual para todos os motoristas, e o pagamento deve ser realizado no início do ano, no mês de janeiro, como já acontece em diversos outros estados.
Apesar disso, é possível parcelar o imposto em até 3 vezes e a data de vencimento para todos os contribuintes serão em março. Serão dados descontos de acordo com o mês em que o pagamento será feito:
- Pagamento em janeiro: 15%;
- Pagamento em fevereiro: 10%;
- Pagamento em março: 5%.
Vale lembrar que os descontos são dados somente para aquelas pessoas que pagarem o valor total do IPVA à vista.
Para quem desejar fazer o parcelamento em 3 vezes, funcionará da seguinte forma:
- 1° cota: deve ser paga até o final de março;
- 2° cota: deve ser paga em abril;
- 3 °cota: deve ser paga em maio.
Caso haja algum atraso para pagar o valor total ou as parcelas, serão cobrados juros e multas do motorista.
Vale lembrar que essas regras estão vigentes desde o dia 1° de janeiro de 2020, então, possivelmente, elas se manterão no ano de 2021. Apesar disso, fique por dentro dos veículos de comunicação do seu estado e consulte sempre o site oficial do DETRAN, para saber se não há nenhuma alteração no regulamento, principalmente no calendário de pagamento.
Como Realizar o Pagamento
Para realizar o pagamento, será enviado para a sua casa uma intimação, com o valor a ser pago e os locais em que poderá ser feito o pagamento. O pagamento pode ser feito em qualquer uma das agências credenciadas, como Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil, Banco Popular, Comercial Carvalho ou qualquer agência correspondente do Banco do Brasil.
Caso você não receba ou precise de uma segunda via, é possível emitir o boleto de pagamento através do site do Detran. Para fazer isso, basta realizar o mesmo passo a passo mencionado aqui, no tópico “Consulta de Valores”.
Como Resolver Pendências de Anos Anteriores
Se você deixou de pagar o IPVA nos anos anteriores e deseja colocar em dia, juntamente com o imposto de 2021, é necessário procurar uma das agências credenciadas ou a Secretaria da Fazenda (Sefaz) da sua cidade. É possível, ainda, parcelar os débitos em até 6 vezes.
Se você desejar, pode entrar em contato com o Sefaz do estado via e-mail ([email protected]) ou através do número (86) 3216-9600.
Em caso de dúvidas confira o que acontece com o motorista que não pagou o IPVA em dia e como fazer pra regularizar boletos em atraso.
É possível pedir Isenção do IPVA?
Essa é a dúvida de muitas pessoas. Geralmente é pouco divulgado na mídia, mas é possível, sim, ter acesso à isenção do IPVA. Apesar disso, não são todas as pessoas que tem direito a isso. As pessoas que estão isentas de pagar o imposto são:
- Pessoas com carros produzidos há mais de 10, 15 ou 20 anos (depende do estado);
- Pessoas com Deficiência (PCD);
- Algumas pessoas com doenças crônicas.
Para saber mais sobre a isenção, consulte os órgãos oficiais do seu estado, como a Sefaz ou o Detran.
Você já tem todas as informações necessárias sobre o IPVA no estado do Piauí, então, para que você não tenha nenhum problema, mantenha o imposto em dia. Gostou das informações dadas no texto? Deixe um comentário para nós.