IPVA à Vista: Vale a pena? Pontos a Favor e Contra

ipva
Será que vale a pena pagar o IPVA à vista ou o melhor a se fazer é parcelar? O imposto pago por que tem um veículo automotor em 2021 pode ser pago em apenas uma vez ou ser dividido em algumas parcelas. Mas qual será a melhor o opção? Qual dos dois pagamentos é melhor para você? Isto é, muitas pessoas ainda tem que arcar com outros custos no início do ano, sendo necessário levar em conta todos os pontos a favor e contra para decidir sobre parcelar ou não o imposto. Sendo assim, neste artigo, traremos tudo que você precisa saber sobre esse imposto e se vale a pena pagar o IPVA à vista ou parcelar. Confira!

O Que é o IPVA?

Primeiramente, antes de entender se vale a pena pagar o IPVA à vista ou parcelar, é preciso saber mais sobre o imposto. Em resumo, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, ou IPVA como é mais conhecido, nada mais é do que um imposto cobrado anualmente para quem possui um carro registrado em seu nome. Dessa forma, muitos são os brasileiros que devem arcar com o imposto, já que possuem um carro ou moto em seu nome. O imposto é pago por meio de uma taxa direcionada ao Detran da cidade em que o carro está registrado. Além disso, essa taxa tem por objetivo o arrecadamento de verba para Governo. Os valores arrecadados devem ser investidos em melhorias no trânsito e estradas de todo o país.

IPVA 2021 – Como Funciona?

Assim como nos anos anteriores, o IPVA 2021 deve ser liberado para pagamento pelo DETRAN logo no mês de janeiro. Através do carnê IPVA 2021, o proprietário de veículo automotor pode fazer o pagamento de duas formas: parcelado ou à vista. Além disso, o pagamento é um dos requisitos para que o dono do veículo possa circular livremente. Para o calculo do valor IPVA 2021, o DETRAN leva em consideração as características do próprio veículo, como modelo e ano de fabricação. Porém, em alguns casos, a cobrança do imposto não é feita.

A Tabela de Alíquota do IPVA

  ipvaOs valores do IPVA, em geral, são calculados de acordo com uma determinada porcentagem, estabelecidas por um alíquota. Ou seja, cada tipo de veículo tem um valor determinado em porcentagem, que são calculados da seguinte forma:
  • Caminhões: 1,5%;
  • Veículos utilitários como cabine simples, ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e semelhantes: 2%;
  • Veículos movidos exclusivamente álcool, eletricidade ou gás: 3%;
  • Carros de picapes cabine dupla: 4%;
  • Veículos movidos a gasolina: 4%.
Além do valor estabelecido na tabela, o carnê do IPVA também está atrelado ao valor do Licenciamento do mesmo ano. O valor também pode variar de acordo com cada estado. Mas será que vale a pena pagar o IPVA à vista? Ou é melhor parcelar?

Vale a Pena pagar o IPVA à Vista?

Agora que você já entendeu como o valor do imposto é estabelecido, o próximo passo é saber vale a pena pagar o IPVA à vista. Mas para tomar essa decisão, é preciso levar em consideração alguns fatores importantes.

Avalie se com o desconto vale a pena pagar o IPVA à Vista

  documento ipvaEm primeiro lugar, para saber se realmente vale a pena pagar o IPVA à vista, é preciso levar em consideração o desconto. Isto é, o ideal é dar preferência para o imposto que oferece o maior desconto, como o IPTU por exemplo, que também pode ser pago à vista. Ou seja, caso pagar o IPVA à vista seja mais vantajoso, de preferência a ele.

As condições de pagamento

Em seguida, leve em consideração as condições de pagamento de forma parcelada. Isto é, se a taxa de juros não for tão alta, e você não tiver um valor muito alto a disposição para o pagamento à vista, não há problema em parcelar. Isso porque no início do ano geralmente outros impostos também são cobrados, além de existir gastos como a escola dos filhos, por exemplo, que também deve entrar na conta. Em resumo, podemos dizer que não existe uma escolha universal para todos. Se vale a pena pagar o IPVA à vista ou parcelar, é uma decisão que precisa levar em conta outros fatores. Se você tiver um bom valor a disposição e o pagamento do imposto em uma só vez não comprometer suas finanças, essa pode ser uma boa opção. Porém, caso o pagamento à vista acabar gerando uma dúvida em outra área, não há problema em parcelar. Gostou de nossas dicas? Você pode conferir muitas outras recomendações sobre o IPVA 2021 no blog!

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar