IPVA AP 2022: pagamento com 20% de desconto é prorrogado até 10 de maio

Sefaz-AP volta a prorrogar prazo para pagamento da 1ª parcela ou cota única do IPVA 2022 e motoristas tem até 10/05 para conseguir desconto.

A Secretaria de Estado da Fazenda do Amapá (Sefaz-AP) prorrogou mais uma vez o prazo para conseguir desconto no IPVA 2022.

Com o adiamento, os motoristas do estado agora têm até a próxima terça-feira (10/05) para pagar o imposto em cota única (à vista) com desconto de 20%. Antes, o prazo era 30 de abril.

Publicidade

Publicidade

Além disso, a nova data também vale para a taxa de licenciamento e a 1ª parcela do IPVA AP 2022, no caso dos contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado. No Amapá, os proprietários de veículos podem parcelar o imposto em até seis vezes.

Como conseguir desconto no IPVA AP 2022?

IPVA AP 2022: pagamento com 20% de desconto é prorrogado até 10 de maio
Sefaz-AP prorroga novamente prazo para pagar IPVA 2022 com desconto. Foto: Victor Vidigal/g1

Para ter direito ao desconto de 20% no valor do IPVA AP 2022, basta gerar o boleto de cobrança e pagar o valor integral do imposto até o dia 10 de maio.

Para gerar o boleto, é só acessar o site do Detran-AP ou da Sefaz e informar os dados do veículo. Além disso, quem preferir também pode agendar atendimento em unidades do Super Fácil.

Publicidade

Publicidade

Já em relação ao pagamento da guia, o motorista pode fazer isso em lotéricas ou agências bancárias da Caixa, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco ou Basa.

Calendário completo do IPVA AP 2022

Enquanto o prazo para pagamento à vista com desconto ou da 1ª parcela do IPVA AP 2022 foi prorrogado pela Sefaz-AP, os demais continuam os mesmos. Sendo assim, para quem optar pelo parcelamento do imposto, são dois vencimentos em maio: da 1ª e da 2ª cota.

Vale lembrar que no Amapá as datas de vencimento não mudam conforme a placa dos veículos. E como em janeiro, a Sefaz adiou os prazo do primeiro dia útil para o dia 30 de cada mês, o calendário do IPVA AP 2022 ficou da seguinte forma:

  • 1ª parcela ou pagamento à vista – 10/05;
  • 2ª parcela – 30/05;
  • 3ª parcela – 30/06;
  • 4ª parcela – 29/07;
  • 5ª parcela – 30/08;
  • 6ª parcela – 30/09.

Já em relação à taxa de licenciamento, a primeira data também ficou para o dia 10 de maio, e o prazo máximo para licenciar o veículo é até 30 de outubro. A fiscalização começa no dia 1º de novembro.

Mas é importante destacar que a Sefaz-AP esclarece que a mudança nas datas do IPVA não é válida para novos veículos adquiridos em 2022.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário