Como cancelar compras feitas no cartão de crédito do Nubank
O aplicativo Nubank possui um recurso que permite que o usuário do cartão de crédito roxinho cancele compras e tenha o reembolso do valor feito de maneira rápida. Aqui, indicamos como cancelar compras feitas no cartão de crédito Nubank e como funciona esse recurso. Confira!
O que você precisa saber antes de cancelar a compra
O cancelamento só será efetivado após uma análise do Nubank. Esta análise tem como finalidade confirmar que o cancelamento da compra foi realmente feito junto à empresa ou se a compra foi indevida, feita de forma fraudulenta.
Por exemplo, suponha que faça uma compra numa loja virtual e não receba o pedido. Neste caso, o Nubank recomenda que entre em contato com a loja, cancele o pedido e então cancele a compra.
Se chegar a receber o pedido, ficar com o produto e cancelar a compra no aplicativo Nubank, a operação não será finalizada e haverá cobrança na fatura do cartão de crédito.
Outro detalhe importante: no caso de compras internacionais, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) não é estornado, portanto, não conseguirá reaver esse dinheiro.
Como cancelar compra feita no cartão de crédito Nubank
O cancelamento de compras no cartão de crédito é feito no aplicativo do Nubank. Confira um passo a passo para utilizar esse recurso:
- Acesse o aplicativo Nubank;
- Toque em “cartão de crédito”;
- Selecione a compra que deseja cancelar;
- Confira se os dados da compra estão corretos e toque em “reportar”;
- Selecione, na lista de motivos de contestação, qual problema relacionado à compra;
- Verifique o aviso sobre o cancelamento e toque em “continuar mesmo assim”, se estiver de acordo.
Pronto! Agora é só aguardar o estorno do valor, que é feito em até duas faturas. Há, ainda, um detalhe importante: ao efetuar o cancelamento, o vendedor / loja online pode cancelar ou bloquear sua conta no estabelecimento por tempo indeterminado. Na prática, isso significa que não conseguirá realizar novas compras na loja.
Quanto tempo demora para o limite ser estornado?
O estorno pode ser feito em até duas faturas. Caso não receba o valor de volta dentro desse período, entre em contato com o atendimento do Nubank para reportar o problema.
O que acontece se não conseguir cancelar a compra?
Se não conseguir cancelar a compra pelo aplicativo, recomenda-se entrar em contato com o atendimento do Nubank e realizar o procedimento com o suporte da equipe da fintech.
Para isso, basta acessar o chat de atendimento da empresa e explicar o caso. O atendente inicia o procedimento pedindo que o cliente confirme informações da compra que deseja cancelar. Então, finaliza a operação.
Quando o cancelamento é feito por meio da central de atendimento, o Nubank encaminha um e-mail com detalhes da operação, informando quais são os próximos passos e quando o estorno ocorrerá.
Meu cartão foi fraudado: o que fazer?
No caso de fraude no cartão de crédito, com compras realizadas indevidamente, a empresa é obrigada a cancelar esses pedidos e devolver o valor para o cliente.
Caso seu cartão tenha sido fraudado, basta realizar o procedimento de cancelamento citado acima, seguindo o passo a passo para lhe auxiliar na utilização do serviço.
Também existe a possibilidade de realizar o cancelamento junto à central de atendimento. De modo geral, em caso de fraude o estorno do valor acontece em poucos dias.
Vale lembrar que se seu cartão foi fraudado, além do cancelamento das compras o Nubank também cancela seu cartão de crédito e gera um novo, que será entregue em até 15 dias no endereço informado em seu cadastro.
Estorno e cancelamento: qual a diferença?
Estorno e cancelamento são termos recorrentes quando se fala no cartão de crédito, mas eles não são a mesma coisa! O estorno é a devolução do valor de uma compra que consta na sua fatura.
Normalmente, o estorno é feito em casos em que o cliente cancelou a compra, não recebeu o produto, recebeu uma mercadoria com defeitos ou o serviço contratado não foi prestado pela empresa.
Já o cancelamento é a anulação de uma compra, ou seja, é como se ela nunca tivesse sido feita. Tanto que pode ser que nem apareça na fatura. Em casos de cancelamento, o prazo limite para a operadora devolver o dinheiro ao cliente é de 72 horas.