Cursos gratuitos SP: programa Via Rápida tem inscrições abertas com bolsa-auxílio

O governo do estado de São Paulo está oferecendo cursos de qualificação profissional com bolsa-auxílio de R$ 210,00. Trata-se de uma iniciativa do programa Via Rápida, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Todos os cursos são EAD (Ensino a Distância), com aulas ao vivo e curta duração. As inscrições vão até o dia 30 de março e são gratuitas. Interessados de todo o estado podem participar.

Veja, aqui, quais são os requisitos para se tornar aluno de um dos cursos e receber a bolsa-auxílio, inclusive um passo a passo para fazer sua inscrição no site do Via Rápida!

via rápida

Quem pode participar dos cursos gratuitos SP Via Rápida?

Somente candidatos com perfis específicos podem participar dos cursos gratuitos SP Via Rápida. Confira quais são os requisitos:

  • Ter acima de 16 anos de idade;
  • Ser alfabetizado;
  • Ter domicílio no estado de São Paulo.

Caso o número de inscritos seja superior ao de vagas nos cursos, o governo estadual utiliza como critério a priorização de pessoas desempregadas, de baixa renda e com deficiência.

Cursos gratuitos SP Via Rápida

O programa Via Rápida disponibiliza cursos em diversas áreas, principalmente para cargos operacionais. A seguir, conheça alguns dos que são oferecidos:

  • Almoxarife e estoquista;
  • Assistente contábil de crédito e cobrança;
  • Porteiro e controlador de acesso;
  • Assistente administrativo;
  • Auxiliar de logística;
  • Recepção e atendimento;
  • Operação de caixa;
  • Operador de telemarketing;
  • Técnicas de vendas.

Você pode ver quais cursos de qualificação estão com inscrições abertas diretamente no site Via Rápida. É só acessá-lo e selecionar um município para verificar as opções.

Os cursos são disponibilizados de acordo com o mercado de trabalho da região em que o aluno mora, portanto, pode ser que a opção que você queira fazer não esteja disponível para sua área de residência.

Todos os cursos são ofertados em parceria com o Senac e o Centro Paula Souza. Portanto, deve-se selecionar uma dessas instituições de ensino durante a inscrição.

Como se inscrever nos cursos gratuitos SP Via Rápida?

A inscrição é gratuita e feita diretamente no site do programa Via Rápida. Para lhe auxiliar nessa tarefa, preparamos um passo a passo para inscrição. Confira:

  1. Acesse a página de inscrição Via Rápida;
  2. Preencha o formulário de inscrição;
  3. Marque a caixa de aceite do termo de adesão, se estiver de acordo;
  4. Clique em “criar”;
  5. Faça login na área reservada informando a senha recém-cadastrada;
  6. Selecione o curso de seu interesse;
  7. Finalize a inscrição.

Se for selecionado, o programa encaminha uma notificação por e-mail, telefone ou telegrama, utilizando os dados de contato informados no momento do cadastro. Por isso, sempre forneça informações atualizadas.

Certificado cursos gratuitos SP Via Rápida

Todos os cursos gratuitos do Via Rápida oferecem certificados para os alunos, mas somente se tiverem frequência mínima de 75% da carga horária total.

Como funciona a bolsa-auxílio Via Rápida

Todos os participantes dos cursos Via Rápida podem receber uma bolsa-auxílio de R$ 210,00 paga pelo governo do estado para custear despesas do aluno.

Mas, como funciona esse benefício? Ele é pago somente uma vez para alunos maiores de 16 anos, alfabetizados, desempregados e que atendam condições especiais fixadas pelo curso.

O pagamento não é liberado imediatamente, somente após comprovada a frequência em 10 dias de aula, podendo ser feito, inclusive, depois que o curso terminar.

Após a liberação, o valor fica disponível para o aluno pelo prazo de trinta dias, podendo sacar em caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou rede 24 horas. Se não o sacar, perderá a bolsa-auxílio sem direito a recurso.

Para ter direito à bolsa-auxílio, o aluno precisa cumprir requisitos extras estabelecidos do governo do estado. Veja quais são:

  • Não ser beneficiário do seguro-desemprego ou previdenciário;
  • Não possuir mais de cinco ausências no curso até a décima aula;
  • Não deve ser beneficiário de programas sociais ou de bolsa-auxílio de outros programas de qualificação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Vale mencionar que a bolsa-auxílio Via Rápida também será destinada a cursos das iniciativas Tech e SP Criativo, que também podem ser acessadas pelo site do programa.

Além disso, o programa garante somente a qualificação profissional, ou seja, não oferece uma vaga de emprego após a finalização do curso, como muitos pensam.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Deixe seu comentário