LICENCIAMENTO 2022 Detran PI → Consulta, Tabela, Como Pagar

O licenciamento é um procedimento anual obrigatório que todo proprietário de veículo precisa fazer. Com ele, é possível regularizar a situação do automóvel, bem como renovar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), que é um documento de porte obrigatório.

Aqui, damos todas as informações que você precisa saber sobre o licenciamento 2022 Detran PI. Confira!

Publicidade

Publicidade

licenciamento

Como consultar o licenciamento 2022 PI

A consulta ao licenciamento permite verificar o valor da taxa e se há débitos em aberto de anos anteriores. Confira, a seguir, um passo a passo para consulta:

  1. Acesse a página de consulta de licenciamento Detran PI;
  2. Informe placa e Renavam, bem como o ano do exercício;
  3. Digite o conteúdo da imagem gerada pelo site;
  4. Clique em “consultar”.

O Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores, informação que está no CRLV do automóvel, especificamente em seu canto superior.

Como emitir 2ª via do licenciamento PI 2022

A emissão da segunda via do licenciamento PI 2022 é no site do Detran do estado. A seguir, indicamos como obter o documento:

Publicidade

Publicidade

  1. Acesse o site do Detran PI;
  2. Clique em “emissão de licenciamento”;
  3. Informe placa, Renavam e ano do exercício;
  4. Digite o conteúdo da imagem gerada automaticamente pelo site;
  5. Clique em “consultar”;
  6. Selecione a opção de imprimir boleto;
  7. Salve o documento em seu dispositivo.

Tabela de Licenciamento Detran PI 2022

A tabela de licenciamento Detran PI 2022 determina a data máxima de pagamento da taxa. Todos os anos, o Detran toma como referência o IPVA para estabelecer até quando os proprietários dos veículos podem pagar o licenciamento.

Normalmente, essa data coincide com a de pagamento do IPVA em cota única (à vista) e primeira parcela do imposto (se optar por pagar parcelado). Em 2021, por exemplo, o pagamento máximo ia até 30 de junho.

Mas, atente-se a um detalhe importante: essa é uma estimativa de data de vencimento da taxa de licenciamento, pode ser que a oficial mude. É muito importante aguardar a divulgação do Detran PI, que coloca em seu site informações sobre a tabela.

Como pagar o licenciamento de Piauí

O pagamento da taxa de licenciamento do Piauí pode ser feito em bancos da rede credenciada, como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco e Santander. Também é possível pagar em lotéricas.

Para pagamento presencial, é importante imprimir e estar com o boleto. Caso opte por pagar online, seja por internet banking ou aplicativo do banco, basta informar o código de barras do boleto.

Como emitir o CRLV digital

Desde 2020, o Detran PI não encaminha mais o CRLV físico e o proprietário do veículo precisa emitir o documento online. Para isso, é só baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito em seu celular e criar uma conta gov.br! Confira como utilizar o serviço:

  1. Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na loja de aplicativos de seu celular;
  2. Faça login ou crie um cadastro no sistema gov.br;
  3. Cadastre seus documentos no aplicativo;
  4. Acesse “veículo”, no menu principal e selecione CRLV.

O que impede o licenciamento?

Publicidade

Publicidade

Tentou fazer o licenciamento e não conseguiu? Quando isso ocorre, há um motivo específico: débitos em aberto inerentes ao veículo. É o caso de multas, IPVA e seguro DPVAT, bem como de taxas de licenciamento de outros anos.

Quando existem débitos, o Detran bloqueia automaticamente o processo. Para conseguir regularizar a situação, o proprietário deve pagar todas as dívidas e somente depois a taxa de licenciamento.

Por isso, é muito importante consultar as informações sobre seu veículo, para conseguir identificar se há alguma taxa em aberto e quitá-la antes de fazer o licenciamento anual do veículo.

O que acontece se não pagar o licenciamento?

Quem não paga o licenciamento não pode dirigir o veículo não licenciado. Caso saia com o automóvel mesmo assim e seja flagrado por um agente de trânsito, o motorista é autuado com uma infração gravíssima.

Publicidade

Isso significa que receberá e acumulará sete pontos na carteira de habilitação, terá de pagar uma multa de cerca de R$ 300,00 e corre o risco de ter o veículo apreendido.

Publicidade

Caso seja efetivamente apreendido, terá de pagar ainda mais taxas para o Detran, para conseguir regularizar a situação e reaver o veículo. Quer evitar esses problemas? Faça o licenciamento no prazo estipulado pelo Detran!

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário