Matrícula Nova Iguaçu 2022 – Escola Municipal e Estadual. Matrícula Fácil Online. Como Fazer e Prazos
Confira, aqui, como fazer a matrícula Nova Iguaçu 2022 online, bem como quais são os prazos para se cadastrar e tentar uma vaga.
Está mais fácil fazer a matrícula Nova Iguaçu 2022: agora, pais e alunos que já têm mais de 18 anos podem realizá-la online, no site Matrícula Fácil RJ.
Aqui, apresentamos um passo a passo de como fazer a matrícula Nova Iguaçu online! Confira e saiba como funciona, bem como quais são os prazos, para não os perder!
Como funciona a matrícula Nova Iguaçu 2022?
A matrícula é feita no portal Matrícula Fácil RJ de maneira simples e rápida. Mas, atenção a um detalhe: o que se faz online é uma pré-matrícula.
Na prática, isso significa que o aluno garante temporariamente a vaga. Então, é preciso comparecer à unidade de ensino para apresentar a documentação necessária e confirmar a matrícula. Somente a partir disso a vaga efetivamente será do estudante.
Quando o pai ou o aluno não comparece à escola para confirmação da matrícula, ele perde a vaga, sendo necessário realizar um novo cadastro na plataforma Matrícula Fácil RJ para tentar outra oportunidade.
Como fazer matrícula em Escola Municipal e Estadual RJ 2022
A matrícula em escola municipal e estadual RJ pode ser feita online na plataforma criada pela Secretaria de Educação. Confira, a seguir, um passo a passo para efetuá-la:
- Acesse o site Matrícula Fácil RJ;
- Clique em “faça sua inscrição”;
- Informe o nome completo do candidato à vaga, bem como o nome completo de sua mãe, data de nascimento e se já é aluno da rede;
- Clique em “continuar”;
- Preencha demais formulários de inscrição;
- Finalize a pré-matrícula.
Durante a inscrição, é obrigatório selecionar uma unidade de ensino em que o aluno estudará. Ao informar seu endereço de residência, o sistema lista escolas mais próximas, para facilitar a locomoção do estudante até o local.
Mas, isso não significa que conseguirá uma vaga na escola, é preciso aguardar para verificar se há alguma oportunidade na unidade de ensino. Em caso de aprovação, basta comparecer à escola para confirmar a matrícula.
Requisitos para fazer matrícula
Somente maiores de idade podem fazer a matrícula online! Caso o candidato tenha menos de 18 anos, um de seus pais ou responsável legal terá de fazer a matrícula.
Além disso, também é obrigatório fornecer algum documento de identificação do aluno, como o RG ou CPF. Se o pai ou responsável legal fizer a matrícula, também deve apresentar um documento de identificação pessoal.
Não há necessidade de encaminhar cópias de documentos pelo site! Essa documentação será solicitada quando fizer a confirmação da matrícula presencialmente, portanto, deixe para apresentá-la na escola.
Documentação necessária para a matrícula
A Secretaria de Educação encaminha uma notificação informando até que dia é possível comparecer à escola para confirmação da matrícula. Nessa data, será preciso apresentar na unidade de ensino:
- Carteira de identidade (RG) ou documento que a substitua (certidão de nascimento ou casamento);
- CPF, se possuir;
- Histórico escolar ou declaração da última escola em que estudou, constando dados como a série para qual o aluno está habilitado para estudar;
- Carteira de identidade e CPF do responsável legal, no caso de menores de 18 anos;
- Laudo comprobatório de deficiência declarada, se for o caso;
- Comprovante de residência atualizado (conta de luz, água, gás, telefonia, entre outras).
Essa documentação deve ser apresentada diretamente na escola em que o aluno estudará. Caso não tenha algum dos documentos, apresente somente o que possui e verifique com a unidade de ensino a possibilidade de encaminhar o documento faltante posteriormente.
Normalmente, a escola costuma aceitar esse tipo de caso. Mas, a unidade sempre passa uma data para apresentar o documento que faltou. Caso não tenha o documento até essa data, o aluno perde a vaga.
Calendário de matrícula RJ 2022
O calendário de matrícula estabelece datas máximas para realização do pré-cadastro online. A seguir, informamos quais são esses prazos:
- 18 a 21 de dezembro: educação especial (a partir de 4 anos de idade), desde que o aluno tenha deficiência;
- 14 a 16 de dezembro: escola municipal cívico-militar carioca, com foco nos alunos do 6º ao 9º ano;
- 05 a 10 de janeiro: creche (bebês de 6 meses a 3 anos e 11 meses de idade);
- 08 a 13 de janeiro: pré-escola, ensino fundamental e EJA em casos de transferência;
- 19 a 24 de janeiro: pré-escola e ensino fundamental/EJA para alunos novos.