Como fica o rendimento da poupança com mudança na Selic
Confira aqui No Detalhe tudo que você precisa saber sobre como vai ficar o rendimento da Poupança com mudança na Selic, entenda!
Sem nunca sair das pautas de jornalismo e de discussão, a taxa básica de juros brasileira, Selic, aumentou novamente. O fervor relacionado ao assunto se dá porque ela influi diretamente na economia e, por consequência, na vida de todos os brasileiros.
O aumento da taxa Selic estabelecido pelo Banco Central (BC) na última quarta-feira (27/10) afetará a maneira como a população em geral cuida de seu dinheiro, especialmente na hora de usar a poupança.
Recentemente, o Banco Central decidiu por aumentar o valor da taxa Selic, Diante disso, alguns especialistas afirmam que esse percentual reflete diretamente o problema da alta na inflação. Muitos brasileiros se perguntam se isso afetará positiva ou negativamente os seus investimentos em renda fixa, que é o caso da poupança.
Qual foi o aumento da Selic?
A taxa Selic, até que haja outra mudança, será fixada em 7,75%, o que corresponde a um aumento de mais de 1%. Até então, a taxa Selic estava em 6,25%.
Por ser a taxa de juros mais básica que existe no Brasil, a taxa Selic é usada como base de cálculo para todas as outras, sobretudo no que se trata de renda fixa.
Que impacto esperar deste aumento no rendimento da poupança?
A poupança entra no hall de modalidades de investimento em renda fixa, portanto sofrerá alterações com a alta da taxa Selic. Essa mudança é proporcional. Se a Selic aumentar, os rendimentos da poupança seguirão a mesma direção. A poupança, a qual rendia 5,43% ao ano, passará a render 6%
Mesmo assim, os especialistas em economia não recomendam a poupança como uma boa saída para investimentos em renda fixa. Para quem deseja investir de maneira constante e não quer lidar com as imprevisibilidades do mercado de ações, o ideal é investir no próprio Tesouro Direto Selic ou em CDB.
O retorno não é tão grande quanto o de investimentos em renda variável podem ser, mas representam segurança e um rendimento maior do que o oferecido pela poupança.