Qual é o valor do auxílio maternidade?
Confira aqui No Detalhe de forma prática tudo que você precisa saber sobre qual é o valor do auxílio maternidade.
O auxílio maternidade nada mais é do que um benefício mensal de caráter previdenciário oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para as mulheres que se afastam do trabalho por conta de uma adoção; de uma guarda judicial para fins de adoção; nascimento de um filho; um aborto espontâneo e não criminoso ou em casos que são previstos na lei como estupro e risco de vida para a mãe, pela existência de fetos natimortos que morreram na hora do parto ou no útero da mãe.
Fonte/Reprodução: original
Quando solicitar auxílio maternidade?
O pedido de solicitação do auxílio maternidade deve ser feito quando uma mulher se afasta do trabalho por conta dos seguintes motivos apresentados abaixo:
- Adoção;
- Guarda judicial para fins de adoção;
- Nascimento de um filho;
- Aborto espontâneo e não criminoso ou em casos que são previstos na lei como estupro e risco de vida para a mãe;
- Presença de fetos natimortos que faleceram na hora do parto ou no útero da mãe.
Se você é uma mulher que se encaixa em uma dessas situações apresentadas acima, saiba que você pode fazer o pedido de solicitação do auxílio.
Qual é o valor do auxílio maternidade?
O valor do auxílio maternidade depende do tipo de emprego e da contribuição com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da mulher.
O processo de pagamento do auxílio é feito mensalmente em um valor que varia entre um salário mínimo que, em 2021, é de R$1.100, e o teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que, nesse caso, seria de R$6.433,57.
Quantas parcelas são do auxílio maternidade?
A depender do motivo em que foi feita a solicitação do auxílio, é oferecido à mulher a garantia do direito ao auxílio maternidade entre 14 a 120 dias.