A nova lei cria auxílio com foco na compra do gás de cozinha

A nova lei cria auxílio com foco na compra do gás de cozinha, saiba tudo que você vai precisar saber sobre o assunto aqui No Detalhe.


Famílias menos favorecidas passarão a receber quantias do governo para auxiliar na compra do botijão de gás de cozinha. Em 19 de novembro, a lei para o  auxílio gás foi legitimada e com ela as famílias inscritas receberão pelo menos a metade do dinheiro do preço atual de um botijão de 13kg.

Atualmente, o preço do botijão é de R $102. 

Como funcionará esse auxílio?

Esse novo auxílio terá seus pagamentos realizados a cada dois meses com duração média de cinco anos. Ainda não se sabe a data de início, porém o Ministério da Cidadania confirmou o envio de R$ 300 milhões para o auxílio gás.

A nova lei cria auxílio com foco na compra do gás de cozinha (2)
Fonte/Reprodução: original

A organização deste auxílio será a mesma usada no Auxílio Brasil, através da Caixa Econômica Federal.

Quem terá direito ao auxílio para a compra do gás de cozinha?

O auxílio gás será atribuído a famílias que são atualmente inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com uma renda de no máximo meio salário mínimo ao mês. O salário mínimo de 2021 está em R $1.192. Para a família ter direito ao programa, é necessário comprovar os ganhos de no mínimo R $596,20 por cabeça.

Além disso, núcleos familiares com pessoas deficientes e idosos com idade de 65 ou mais que recebam o benefício de prestação continuada, o BPC, serão incluídos automaticamente no programa para auxiliar na compra de gás de cozinha. 

Estima-se que o número de famílias atendidas pelo auxílio gás seja de pelo menos 5 milhões. O Governo Federal afirmou que a preferência é que o pagamento do programa seja feito para mulheres chefes de família ou vítimas de violência doméstica que atualmente fazem uso de medidas protetivas. 

Já é possível se inscrever no auxílio para garantir o gás de cozinha?

Para confirmar se sua família receberá o benefício é necessário acessar o site oficial do programa. Ao acessar a página, basta informar o número da Inscrição Social (NIS). 

É provável que ao final da operação, uma mensagem apareça para dizer se a família está ou não apta para receber o benefício. Caso seja, as orientações de saque e parcelas serão informadas pelo site Bolsa do Povo.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.