Profissional autônomo já tem 30 anos de contribuição: já pode se aposentar?

Já posso me aposentar com 30 anos de contribuição como profissional autônomo? Tire todas as suas dúvidas aqui No Detalhe.


A aposentadoria pelo INSS é o sonho de todo brasileiro, de conquistar o valor mensal para viver o resto da sua vida, após contribuir muito para sociedade. E isso não deixa de fora os autônomos, que trabalham por conta própria e efetuam o pagamento do benefício todos os dias.

Mas com as novas regras implementadas, muitas questões acerca desse grupo de pessoas vem à tona, como aposentar após os 30 anos de contribuição.

A questão é que, caso tenha feito a contribuição desse tempo antes de 2019, como autônomo ou não, tem o direito a se aposentar com as regras antigas, sem a implementação das novas.

Sem dar entrada na aposentadoria eu ainda posso me aposentar?

Sim, independente se foi feita a entrada ou não na aposentadoria, e fez a contribuição total no tempo anterior às novas regras, poderá ingressar no processo para a conquista do benefício sem nenhum prazo de validade vigente.

Profissional autônomo já tem 30 anos de contribuição já posso me aposentar (2)
Fonte/Reprodução: original

O profissional autônomo precisa apenas estar em dia com o pagamento do valor do INSS que lhe foi cobrado durante os 30 anos de contribuição, e levar os documentos necessários para efetivar.

Profissional autônomo tem mais dificuldade em se aposentar?

Existem algumas peculiaridades para os trabalhadores autônomos na hora de se aposentar, isso porque em quantidade, é um dos mais negados em relação às outras formas de trabalho.

Essa questão se deve ao fato de que, como o indivíduo trabalha para si mesmo, a contribuição e as obrigatoriedades são de total dependência do mesmo. Não é igual ao trabalhador CLT, que a própria empresa faz o processo de arrecadação de cada funcionário.

Com essa questão, muitas coisas podem passar batido e garantir para que a aposentadoria seja negada, por coisas simples durante o tempo que não foi realizada que eram necessárias. Isso faz com que o autônomo tenha um pouco mais de dificuldade em conseguir o benefício do INSS.

Como saber se eu já posso me aposentar?

Caso tenha o processo do ano até 2019 como informado, basta entrar com o processo. Mas caso tenha terminado a contribuição após esse período, o tempo de idade mínima é aplicado como nova regra determinante.

E para saber qual esse tempo, o INSS disponibiliza uma calculadora para que as pessoas que desejam se aposentar, verifiquem se já estão aptas para entrar com o processo. 

Com o celular e o aplicativo MEU INSS, você consegue realizar o cálculo ao clicar em “Simular aposentadoria”, com isso é necessário preencher tudo da forma correta, e o aplicativo mostrará o tempo que falta, ou se já consegue se aposentar.

Com o desenvolvimento de tecnologias, pode ser que o número de autônomos que têm seu pedido negado diminua. Isso porque o fato acontece por simplesmente falta de informação sobre todo o processo, pagamentos e etc.

E com o celular e os aplicativos para facilitar, isso pode se tornar menos repetitivo a partir de agora, se considerarmos que a acessibilidade é maior das informações necessárias. 

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.