Revisão do FGTS 2022 gera expectativas; valor médio do benefício pode aumentar

Revisão do FGTS 2022 gera expectativas; valor médio do benefício pode aumentar

Entre as alternativas para incrementar a renda dos brasileiros nos próximos meses de 2022 está a revisão do FGTS, o que por si só pode ser uma adição à renda, uma vez que o valor médio do benefício tem grandes chances de aumentar este ano.

Depois de se verificar que a Taxa Referencial (TR), que corresponde ao índice usado como base correção monetária para o FGTS, não estava acompanhando a inflação, estabeleceu-se que os trabalhadores com carteira assinada a partir de 1999 podem reivindicar a revisão do valor, inclusive aqueles que já tenham sacado FGTS dentro desse período.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica por dentro dos detalhes da revisão do FGTS, o que ela poderá acarretar e mais. Confira!

Como funcionará essa revisão do FGTS?

Revisão do FGTS 2022 gera expectativas; valor médio do benefício pode aumentar
Com revisão do FGTS, segurados criam boas expectativas. O valor médio do benefício poderá aumentar. Confira! (Imagem: Pexels/Divulgação)

FGTS é a sigla para Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, que corresponde a um fundo criado com o intuito de assegurar que trabalhadores, que tenham sido demitidos sem justa causa, tenham acesso a um fundo oferecido pelo governo federal.

Atualmente, processos como o cálculo do FGTS têm de tramitar no Juizado Especial Federal. O valor limite do benefício é de até 60 salários mínimos – R$ 72,6 mil. Através da calculadora montada pela LOIT FGTS, os cidadãos podem identificar o quanto podem receber com a revisão do saldo no fundo de garantia.

Publicidade

Publicidade

Tendo em vista que a Taxa Referencial não estava acompanhando a inflação desde 1999, será possível que os segurados reivindiquem a revisão no FGTS. Para entrar com o pedido de revisão, o ideal é que o segurado entre em contato com um advogado trabalhista para orientação tanto no processo quanto na documentação necessária para o requerimento e tenha a revisão realizada de maneira adequada.

Todo beneficiário do FGTS terá seus valores revisados?

Não. Apenas terão os seus valores revisados os trabalhadores com carteira assinada a partir de 1999. Estes apenas terão a possibilidade de reivindicar a revisão do fundo de garantia com o intuito de retirarem valores mais justos e vantajosos, coerentes com o serviço que foi prestado ao longo dos anos.

Com a revisão, as expectativas sobre os valores do benefício estão realmente altas. Espera-se, inclusive, que o valor médio dos valores pagos aos trabalhadores chegue a R$ 10.000 em 2022. Tendo isso em vista, se você está entre estes trabalhadores que tiveram carteira assinada de 1999 em diante, não deixe de procurar um advogado e partir em busca de reivindicar seus direitos.

Como consultar o saldo do FGTS?

Para aqueles que são beneficiários do FGTS, existem algumas alternativas para consultar o saldo do benefício. É possível verificar o saldo do FGTS:

  • Por meio do aplicativo FGTS, que se encontra disponível tanto no Google Play (para quem é usuário Android) quanto na App Store (para quem é usuário Apple)
  • Por meio do site do FGTS; ou
  • Por meio do aplicativo da Caixa Econômica Federal, caso você seja correntista do banco.

Além disso, ainda é possível receber notificações sobre novos depósitos por meio de mensagens SMS. No entanto, no caso deste último recurso, é preciso se dirigir pessoalmente a um caixa eletrônico da Caixa. Em última instância, os beneficiários também têm a possibilidade de ativar a notificação via SMS por meio do site oficial do banco.

Ainda não há data prevista para liberação do pagamento, conforme salientado pelo Ministério da Economia. No entanto, é possível que o calendário do pagamento do benefício acompanhe o mês de nascimento dos trabalhadores que se beneficiam do FGTS, como já aconteceu em outras ocasiões. Vale lembrar que o trabalhador não é obrigado a sacar esses valores para se manter como beneficiário.

Publicidade

Publicidade

Veja também: Concursos 2022: editais que merecem destaque hoje. Fique atento!

Elouise LopesRedatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Veja mais ›
Fechar