Você pode perder seu Seguro Desemprego nestas 4 situações

Você pode perder seu Seguro Desemprego nestas 4 situações
Veja quatro situações em que o trabalhador pode perder o seguro-desemprego. Foto: gustavomellossa/Freepik

O seguro-desemprego é um dos principais direitos trabalhistas do Brasil, e o trabalhador precisa ter atenção com as regras para não perder o benefício.

Com o seguro-desemprego, quem perde um emprego com carteira assinada após uma demissão sem justa causa pode ter alguns meses de segurança financeira, enquanto busca outra oportunidade.

Publicidade

Publicidade

Mas existem situações em que o pagamento pode ser cancelado, conforme mostraremos no texto a seguir.

1 – Ter outro emprego ou fonte de renda

Você pode perder seu Seguro Desemprego nestas 4 situações
Veja quatro situações em que o trabalhador pode perder o seguro-desemprego. Foto: gustavomellossa/Freepik

Caso trabalhador receba outra remuneração oriunda de algum trabalho, seja ele formal ou informal, enquanto está recebendo seguro-desemprego, o benefício pode ser suspenso.

Além disso, caso o trabalhador consiga um emprego formal, os pagamentos do seguro-desemprego são suspensos automaticamente.

Publicidade

Publicidade

No entanto, se a suspensão do benefício acontecer por conta de admissão em um novo emprego, é possível receber as parcelas restantes em caso de nova dispensa sem justa causa.

2 – Receber benefícios previdenciários

Segundo Luciana Barreto, advogada especialista em Direito do Trabalho, quem recebe aposentadoria do INSS não tem direito ao seguro-desemprego.

Sendo assim, se o trabalhador começar a receber benefícios previdenciários o seguro-desemprego pode ser suspenso em alguns casos.

Mas é importante destacar que essa regra não é válida para auxílio-acidente e pensão por morte. Nesse caso, é possível receber estes benefícios e o seguro ao mesmo tempo, assim benefícios de programas como o Auxílio Brasil.

3 – Informações falsas ou fraudes

Se for comprovado que o trabalhador informou dados falsos ou errados para receber o seguro, o pagamento do benefício será cancelado.

Além disso, o cancelamento também acontece em casos de comprovação de fraude para receber o benefício. Um exemplo deste tipo de situação é quando o segurado frauda a rescisão contratual.

4 – Recusa de emprego

Publicidade

Publicidade

Segundo o portal do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), órgão vinculado ao Ministério da Economia, o trabalhador também pode perder o seguro-desemprego se recusar outro emprego que se adeque à sua qualificação e remuneração anterior.

Veja também: Quem tem MEI recebe seguro desemprego? Dúvidas esclarecidas!

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar