Prova de vida 2022 do INSS será realizada no mês de aniversário do beneficiário

Prova de vida 2022 do INSS será realizada no mês de aniversário do beneficiário

Nesta sexta-feira, dia 15, houve a publicação de uma portaria que determina como nova data para a apresentação da prova de vida em 2022, o mês que o beneficiário completa aniversário. Este decreto entrará em vigor em Janeiro, para que as pessoas consigam atualizar o cadastro a tempo.

Prova de vida 2022 do INSS será realizada no mês de aniversário do beneficiário

Devido ao atual cenário pandêmico, muitos beneficiários não fizeram a atualização devida do cadastro do Instituto Nacional do Seguro Social(INSS). De acordo com o INSS, a prova de vida permanecerá suspensa até o final de Dezembro de 2021 e nesta mesma data, a prova de vida deixa de ser obrigatória.

Publicidade

Publicidade

Como funcionará a prova de vida 2022 do INSS

Com a pandemia da covid-19, várias pessoas, por motivos diversos, acabaram por não atualizar o cadastro do INSS. Dessa forma, os beneficiários que não fizeram a prova desde novembro de 2020 até o final de 2021, farão a prova de vida a partir de janeiro de 2022, onde devem se dirigir até o local ou por meio da biometria, digital ou facial. O novo calendário lançado consiste em:

  • Se o vencimento da prova de vida fica entre novembro de 2020 a junho de 2021, bloqueio será feito em janeiro de 2022;
  • Se o vencimento ficar entre julho e agosto de 2021, bloqueio ocorrerá em fevereiro de 2022;
  • Se o vencimento for de setembro e outubro de 2021, o bloqueio será em março de 2022;
  • Se o vencimento ocorrer em novembro e dezembro, o bloqueio deve acontecer em abril de 2022.

Caso o assistido não faça a comprovação de vida no mês do aniversário, será suspenso o recebimento e após 6 meses, cancelado.

Como solicitar a prova de vida

A prova de vida pode ser feita de forma virtual, para idosos ou aqueles que possuem alguma doença. Ou pessoalmente, no banco em que o benefício é recebido. Para solicitar a prova é preciso fazer o agendamento e levar algum documento com foto, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e demais documentações.

Publicidade

Publicidade

É importante enfatizar que para aqueles que não apresentam condições de realizar a prova de maneira presencial, deve apresentar uma análise médica que ateste a condição clínica.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar