Entre os produtos oferecidos pelo Nubank, uma das principais fintechs do Brasil, está uma linha de crédito para seus clientes. Mas será que vale a pena contratar um empréstimo com o Nubank?
Assim como quaisquer outras ofertas de empréstimos disponíveis em bancos e demais instituições financeiras, há uma série de situações que os consumidores devem observar antes de resolver fazer essa opção, que vão desde questões pessoais até as condições oferecidas.
A seguir, levantar alguns fatores que são importantes considerar para definir se vale ou não a pena contratar o empréstimo do Nubank.

Veja também: Empréstimo do Nubank Negado? O que fazer?
Como funciona o empréstimo do Nubank?
A primeira coisa a se destacar sobre o empréstimo do Nubank é que você precisa ter uma conta na fintech para ter direito à contratação.
Além disso, não são todos os cliente Nubank que conseguem contratar um empréstimo da fintech. Para isso, é preciso ter um crédito pré-aprovado no banco digital, o que o usuário consegue consultar pelo próprio aplicativo (mais informações abaixo).
Caso o cliente tenha acesso à linha de crédito do Nubank, ele pode fazer uma simulação e depois a contratação do empréstimo pelo aplicativo em questão de minutos, e o dinheiro costuma cair na conta no mesmo dia.
Além disso, o aplicativo também permite que o usuário consiga gerenciar todas as etapas do empréstimo. Pelo app, é possível antecipar parcelar e conferir em tempo real o quanto ainda falta pagar.
Em relação ao pagamento das parcelas, ele é feito via débito automático na conta do Nubank. Entretanto, para isso é preciso que o cliente tenha o valor da parcela disponível em conta no dia do pagamento.
Se no dia agendado para pagamento da parcela o cliente não tiver saldo suficiente, o débito automático não acontece e o Nubank envia um lembrete ao usuário. Em caso de atrasos, o cliente terá de pagar outras taxas de juros que incidirão sobre a parcela.
Os clientes Nubank têm até 24 meses para quitar o empréstimo, e a primeiro parcela pode ser paga até 90 dias após a contratação.
Vale a pena contratar o empréstimo do Nubank?
O primeiro ponto a se considerar para responder à essa questão é a situação pessoal do cliente. Afinal, quando o assunto é empréstimo, o recomendado é fazer esta opção apenas em caso de real necessidade, pois acesso fácil a empréstimos pode virar uma bola de neve de dívidas.
Alguns especialistas destacam que empréstimos para pagamento de dívidas, por exemplo, só valem a pena quando o consumidor vai gastar menos para quitar o crédito do que a dívida. Nesse caso, é essencial observar as taxas de juros de diferentes propostas para evitar que as dívidas cresçam ainda mais.
Já em caso de empréstimos para investimentos, como casa, carro ou negócio, o recomendado é fazer um bom planejamento financeiro antes de contrair a dívida.
Mas se o consumidor realmente decidir pelo empréstimo, a linha de crédito do Nubank é uma opção que pode valer a pena pela facilidade, transparência e taxa de juros.
Isso porque desde o momento em que o cliente faz a simulação no aplicativo ele já confere o quanto vai pagar de juros pelo valor contratado e consegue acompanhar sua situação do começo ao fim.
O processo de contratação do empréstimo é simples porque pode ser feito em minutos pelo aplicativo e não exige burocracias, como acontece em outros bancos e instituições.
Em relação à taxa de juros do empréstimo do Nubank, o valor varia porque é personalizado de acordo com o perfil do cliente. Além disso, o número de parcelas escolhidas pelo consumidor também impacta nas taxas de juros.
Mas o Nubank afirma que mantem suas taxas média sempre abaixo das praticadas no mercado, por ter um compromisso de praticar uma política de juros justa.
Sendo assim, quem é cliente Nubank e realmente está precisando de um empréstimo, vale a pena abrir o aplicativo do banco digital e fazer uma simulação para comparar com outras ofertas do mercado.
Como simular e contratar empréstimo no Nubank?
Primeiramente, o cliente deve conferir se já tem a opção de empréstimo disponível para sua conta. Para isso, basta abrir o aplicativo e procurar pelo botão “Pegar Empréstimo”.
Se a opção ainda não estiver disponível, o usuário terá que esperar um pouco mais. Mas se o cliente Nubank tiver a opção de empréstimo em sua conta no app, basta seguir o passo a passo que nós já mostramos aqui.
Fontes: NU.