Mercado Pago: Como fazer o parcelamento de suas contas no app?

O Mercado Pago é um dos aplicativos mais populares quanto o assunto é carteira digital e transações financeiras. O parcelamento de contas é uma das funções recentes do Mercado Pago e permite que qualquer usuário do aplicativo, divida o valor total de seus boletos.

Parcelar contas é um hábito corriqueiro do brasileiro que consegue aliviar o orçamento no final do mês. Pelo Mercado Pago é possível dividir contas em até 12 vezes e para isso é necessário apenas que o usuário tenha um cartão de crédito cadastrado no app, que pode ser o próprio cartão da fintech, ou a função Mercado Crédito ativada em sua carteira.

Publicidade

Publicidade

Entre os boletos que podem ser parcelados no aplicativo estão:

  • Boletos de cobrança comuns (como os de compras online e de outros tipos);
  • Guias de tributos (IPVA, IPTU, DAS…);
  • Contas de águas, luz, telefone, internet e outras;

Veja também: Cartão de Crédito para MEI: Cartão com parcelamento em até 48 vezes!

Taxas para os parcelamentos

Apesar de ser uma função muito útil é necessário utilizá-la com sabedoria. Isso porque, assim como  parcelamento de uma fatura de cartão de crédito, os parcelamentos pelo Mercado Pago também têm incidência de juros.

Publicidade

Publicidade

A porcentagem de taxação depende do número de parcelas escolhidos pelo usuário, podendo ir de 5,41% até quase 20% para as divisões em 12 vezes. Você confere o detalhamento por parcela na imagem abaixo:

tabela de parcelamento do mercado pago
(Imagem: Reprodução/Mercado Pago)

Horários de compensação de pagamento

Além dos juros, outra coisa que o usuário do aplicativo precisa ficar atento é a data e horário que irá realizar o pagamento de seu boleto.

Assim como algumas transações bancárias, os pagamentos e parcelamento pelo Mercado Pago têm horário limite diário para a compensação no mesmo dia. No caso, as transações realizadas de segunda a sexta-feira até as 20 horas tem quitação no mesmo dia.

Já em casos de pagamentos realizados após esse horário terão sua compensação feita apenas no dia seguinte. Em casos de pagamentos feitos aos fins de semana ou em datas de feriado, a quitação acontecerá apenas no próximo dia útil.

Dessa forma, é essencial que o usuário fique atento a esses detalhes para evitar o atraso no pagamento de seus boletos, assim como o pagamento de juros e multas.

Como fazer o parcelamento de boletos no Mercado Pago

mercado pago
(Imagem: Divulgação/Mercado Pago)

Agora que você já está por dentro dos detalhes relacionados aos parcelamentos pelo aplicativo do Mercado Pago, vamos aos passo a passo de como realizá-los.

Parcelamento com cartão de crédito

  1. Ao abrir o aplicativo do Mercado Pago, encontre a opção Boletos e tributos e em seguida escolha se deseja Digitar ou Escanear o código de barras do seu boleto;
  2. Após ter digitado ou escaneado o código, confira os dados do boleto como o valor e o emissor, e decida se deseja fazer o pagamento na data atual ou se prefere agendar o pagamento para outro dia. Por último, clique em continuar;
  3. Na próxima tela você deverá decidir sobre o parcelamento do seu boleto. Para isso, confira em até quantas vezes você pode parcelar e também os juros sobre essa quantidade de parcelas (o valor com os juros aparecem ao final de cada opção). Após marcar a opção escolhida decida com qual cartão de crédito irá fazer o pagamento e por último clique em Pagar;
Publicidade

Publicidade

Pronto, o parcelamento do seu boleto foi realizado com sucesso e os valores aparecerão na sua próxima fatura do cartão de crédito.

Parcelamento com o Mercado Crédito

Para quem não usa cartão de crédito, o aplicativo do Mercado Pago oferece a opção de parcelamento pela função Mercado Crédito.

O Mercado Crédito é uma linha de crédito que o Mercado Pago oferece a seus usuários, e que além do parcelamento no aplicativo também pode ser usada para fazer compras no Mercado Livre e empréstimos pessoais.

Para efetuar o pagamento parcelados de seus boletos com essa linha de crédito, basta seguir todos os passos do tópico anterior. A diferença estará no último passo.

Publicidade

Na forma de pagamento, ao invés de selecionar a opção de cartão de crédito, você deverá deslizar a tela para o lado e escolher a opção Mercado Crédito. Por último basta clicar em Pagar e o seu parcelamento será efetuado.

Publicidade

Se restou alguma dúvida sobre parcelamento ou qualquer outro ponto sobre pagamentos pelo Mercado Pago, basta esclarece-la no site da fintech.

Veja também: Empréstimo pessoal no PicPay: Veja como solicitar empréstimo pelo app!

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário