Empréstimo do Nubank Negado? O que fazer?

O empréstimo do Nubank negado tem sido uma reclamação frequente entre os clientes do banco digital. Em busca de uma resposta da fintech, eles divulgam o problema em plataformas como Reclame Aqui ou na Comunidade da própria instituição. Uma das principais queixas é que o crédito é aprovado, mas não é disponibilizado instantaneamente para o consumidor, que é deixado na mão. 

Explicações sobre casos de empréstimo do Nubank negado não aparecem no site oficial da empresa. Ela apenas informa que:

Publicidade

Publicidade

Segundo as normas do Banco Central, as instituições financeiras são livres para ter seus próprios critérios na hora de aprovar ou não empréstimos e financiamentos.”

Já em uma postagem no site Reclame Aqui, o banco digital respondeu a um cliente que informou que teve a opção de disponibilização de crédito retirada para o seu perfil no momento em que ele precisava do dinheiro para comprar um veículo. Em resposta, a Nubank disse:

A análise para definir o valor pré-aprovado para empréstimo é dinâmica e acontece constantemente; verificamos os seus dados internos aqui com a gente e também seus dados externos fora do Nubank, atrelados ao seu CPF. É uma análise bem completinha, e além de todo seu perfil, verificamos também a nossa capacidade de concessão de crédito para aquele momento e diante disso, o sistema verifica a possibilidade da liberação ou não de um valor pra você naquele momento. O valor disponibilizado no App é pré-aprovado para simulação, mas os valores liberados não são fixos, então, o valor pode ficar disponível por um período de tempo para a simulação e se não houver a contratação, pode ser que seja alterado de acordo com as análises e com a nossa disponibilidade também.”

Em caso de problemas, como empréstimo do Nubank negado, a instituição financeira recomenda que o cliente entre em contato e explique a situação por meio do email: [email protected].

Quando vale a pena fazer um empréstimo?

Está com problemas com o empréstimo do Nubank?
Está com problemas com o empréstimo do Nubank? Empresa sugere envio de email relatando situações. (Imagem: Nubank / Divulgação)

O empréstimo do Nubank está disponível para os consumidores desde 2019. Ele  é contratado e gerenciado pelo próprio aplicativo. Uma vantagem sobre esse crédito é o controle no pagamento das parcelas.

Publicidade

Publicidade

Pelo app é possível visualizar a quantia que já foi paga e quanto ainda falta pagar. Se for necessário antecipar algum pagamento, basta escolher as parcelas para receber o desconto dos juros.

O banco não obriga que o consumidor escolha um número mínimo de parcelas. O cliente pode escolher parcelar o empréstimo em até 24 vezes. O primeiro dia de pagamento deve ser escolhido até 90 dias depois do dia da contratação.

Quem tiver interesse em contratar um empréstimo do Nubank, pode aproveitar para fazer a portabilidade do salário, para facilitar o pagamento das parcelas – ainda sim, o valor parcelado não é debitado automaticamente nesse caso, pois esse empréstimo não é consignado. 

Veja o passo a passo para contratar crédito com portabilidade de salário:

  1. Clique na opção de empréstimo e escolha “Empréstimo com portabilidade de salário” no aplicativo do Nubank;
  2. Selecione o valor do empréstimo, o número de parcelas e a data de pagamento da primeira parcela;
  3. Clique em“Trazer salário”;
  4. Leia as informações e clique em “Continuar com portabilidade”;
  5. Digite o CNPJ da empresa em que trabalha e clique em  “Continuar”;
  6. Insira a razão social do seu empregador;
  7. Selecione o banco em que sua empresa processa as folhas de pagamento;
  8. Coloque a sua senha de 4 dígitos do app do Nubank;
  9. Clique em “Continuar com empréstimo” se estiver satisfeito com as escolhas que fez anteriormente;
  10. Confirme o valor solicitado e toque em “Contratar empréstimo”;

O valor do empréstimo pode ir direto para a conta do contratante, mas também tem a possibilidade de demorar alguns dias para cair, por conta da análise de crédito. Portanto, a recomendação é não contratar o crédito com pouco tempo de antecedência. 

Quais são os juros do empréstimo do Nubank?

O Nubank afirma que as taxas de crédito são personalizadas e variam de cliente para cliente e do número de parcelas que foi contratado. Ainda sim, de acordo com a fintech, ela tenta manter os juros com valores abaixo do mercado. 

Publicidade

Publicidade

O consumidor também precisa ficar atento ao Custo Efetivo Total (CET), que é apresentado para quem contrata o empréstimo como um percentual anual. Nele estão incluídos seguros, tributos e tarifas, juros e o IOF. 

O  IOF é o Imposto sobre Operações Financeiras. Atualmente o valor dele é de 0,38% sobre o valor total mais uma porcentagem de 0,01118% por dia, calculada de acordo com o prazo de pagamento.

Fontes: Reclame Aqui e Nubank

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

1 comentário

  • Emprestimo para capital de giro.

Deixe seu comentário