Declaração MEI 2022: por que e como fazer a minha declaração?
Saiba por que e como fazer a declaração MEI 2022 aqui No Detalhe! Tudo e muito mais você vai encontrar aqui no nosso site.
A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) é um documento contendo um resumo do histórico da empresa durante o ano em questão. São informados o faturamento; valores pagos aos sócios; alterações no endereço (caso houver) e mudanças no quadro de sócios, por exemplo.
A Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN-Simei) funciona como um histórico de todos os valores fixos pagos durante o ano em questão e todo o faturamento obtido pelo MEI.
Caso atrase, o contribuinte terá 2% de multa a cada mês de atraso, ou seja, uma multa de R$ 50 no mínimo.
Em 2021, os contribuintes tiveram até o dia 28 de maio (através do aplicativo MEI Fácil) e o dia 31 de maio (através do site do Governo) para emitir a declaração.
Como fazer a declaração MEI 2022?
Na declaração anual do MEI você deve colocar se houve registro de um funcionário durante o período que sua empresa esteve aberta, a receita bruta do ano anterior e uma receita da venda de produtos ou prestação de serviços (também do ano anterior).
Através do aplicativo MEI Fácil (disponível para Android e iOS) é possível realizar a declaração de maneira rápida e fácil: digite o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) para ter acesso aos seus dados; selecione a aba “Meu MEI”; e selecione a opção “Declaração anual (DASN)”; selecione a declaração que estiver em aberto (sempre referente ao ano anterior) e informe todos os valores que você recebeu com vendas e/ou prestação de serviços, além de se você teve algum funcionário contratado naquele ano.
Através do site do Governo basta informar o número do seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), selecionar o ano referente à declaração, e preencher os dados que serão exigidos tal como no aplicativo MEI Fácil.
O valor referente ao DASN será de acordo apenas com os meses que a sua empresa passou aberta.
Todos os Microempreendedores Individuais que abriram o seu CNPJ MEI até o final de 2021, independente do valor faturado pela empresa, terão de declarar o imposto.
Já no DASN-Simei os pagamentos vão do dia 3 de janeiro até o dia 31 de maio de 2022.
Onde fazer a declaração MEI 2022?
A declaração MEI 2021 pode ser feita tanto pelo aplicativo MEI Fácil (disponível em todas as plataformas) e no site do Governo através da plataforma da Receita Federal.
O que acontece se não for feita a declaração?
Caso a declaração não seja realizada no período indicado, o sistema irá gerar um boleto DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais). É uma multa referente ao atraso no pagamento da Declaração, e tem um valor mínimo de R$ 50.