Consulta MEI pelo CPF – Entenda como fazer

Quem é Microempreendedor Individual (MEI) pode fazer uma consulta para descobrir o seu CNPJ e demais informações sobre a empresa usando apenas o seu CPF.

Para isso, ele pode usar o documento conhecido como CCMEI (Certificado de Condição de MEI), serviço disponível no Portal do Empreendedor.

Publicidade

Publicidade

Para mais informações sobre como fazer uma consulta de MEI informando apenas o número do CPF, basta acompanhar o texto a seguir.

consulta mei pelo cpf
Veja como consultar informações sobre o seu MEI usando o número do CPF. Foto: Reprodução/Canva

Como saber meu CNPJ MEI?

Se o microempreendedor individual quiser conferir o número do seu CNPJ, ele pode emitir um Comprovante de MEI seguindo o passo a passo:

  1. Acesse a página de Emissão de CCMEI no Portal do Empreendedor;
  2. Em seguida, clique no quadro “Emissão de Comprovante (CCMEI);
  3. Na página seguinte, você deve informar seu CPF, Data de Nascimento e os caracteres na imagem de confirmação;
  4. Por fim, clique em “Continuar” para ter acesso ao seu comprovante de MEI.

Além do número do seu CNPJ, este documento também terá informações como: condição do seu negócio, atividades, endereço comercial, registros, entre outros. Se preferir, você pode fazer um download do arquivo no formato PDF.

Publicidade

Publicidade

Como saber a situação do meu MEI?

Outro serviço que o microempreendedor pode utilizar é o de fazer consulta da situação do seu CNPJ, ou seja, se ele está regular ou tem algum pendência.

No próprio certificado que foi emitido, há informações gerais sobre essas condições. Mas se o microempreendedor precisar de informações mais detalhadas, ele pode conferir sua situação cadastral no portal e-CAC.

Para isso, basta acessar o site do e-CAC e informar o CNPJ, o código de acesso e a senha ou entrar com sua conta no gov.br. Caso o usuário não tenha um código de acesso, é só clicar para gerar um. Esse acompanhamento é importante para evitar irregularidades no nome do empresa.

Veja também: MEI com dívidas perde direitos aos benefícios do INSS? Saiba como pedir

Emissão de Comprovante MEI

O CCMEI é um documento importante para o microempreendedor, pois ele certifica que a empresa está aberta e além de comprovar a inscrição no CNPJ também faz essa comprovação na Junta Comercial do Estado.

O Comprovante MEI tem efeito de Dispensa de Alvará e Licença de Funcionamento, desde que a empresa obedeça as exigências legais necessárias para seu bom funcionamento.

Publicidade

Publicidade

Normalmente, o CCMEI é solicitado para abrir conta de pessoa jurídica, vender produtos e serviços para grandes empresas ou órgão públicos e comprovar o CNPJ para demais fins.

Fonte: Renda Brasileira.

Felipe Matozo
Jornalista formado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário