Que fim levou o 14º salário do INSS? Ele ainda tem chance de ser aprovado?

Saiba como está o andamento do PL que prevê a criação de um 14º salário do INSS e veja as chances de ele ser aprovado neste ano.

Com o calendário de antecipação do 13º salário do INSS já em andamento, muitos beneficiários desejam saber se o 14º ainda pode ser aprovado neste ano.

Afinal, se por um lado a antecipação do chamado “abono de Natal” ajuda nas contas neste momento em que a economia brasileira continua indo mal, por outro o dinheiro acaba fazendo falta no final do ano. Nesse caso, um eventual 14º salário serviria para “repor” este pagamento.

Publicidade

Publicidade

Mas ver este projeto ser posto em prática não deve ser tão simples assim, conforme explicaremos no texto a seguir.

Quais as chances do 14º do INSS ser aprovado em 2022?

 

Que fim levou o 14º salário do INSS? Ele ainda tem chance de ser aprovado?
Veja como está o andamento do PL do 14º salário do INSS e se ele pode ser aprovado em 2022. Foto: Ronny Santos/Folhapress

No momento, as chances de os segurados do INSS receberem um 14º salário do instituto neste ano são relativamente baixas. Isso porque o projeto ainda tem um longo caminho a percorrer no Congresso antes de seguir para sanção presidencial.

Publicidade

Publicidade

Até aqui, o Projeto de Lei (PL) 4367/2020, que prevê a criação do 14º salário passou por duas comissões da Câmara dos Deputados e ainda aguarda o parecer do relator em uma terceira, a de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Sendo assim, o PL de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) ainda tem que cumprir algumas etapas antes de ser votado na Câmara. Depois, em caso de aprovação, ainda precisa passar por votação no Senado e receber sanção do presidente antes de ser posto em prática.

Por isso, as chances do 14º salário do INSS ser aprovado em 2022 podem ficar menores com o tempo. Afinal, além de o projeto “perder tração” com o tempo, a aproximação das eleições pode ser um obstáculo para sua votação neste ano.

A última ação legislativa relacionada ao PL aconteceu no dia 24 de abril, quando o deputado Ricardo Silva (PSD) foi designado relator na CCJC.

Como seriam os pagamentos do benefício?

Em caso de aprovação do 14º salário do INSS neste ano, a tendência é que ele seja pago em duas parcelas, uma em 2022 e outra em 2023.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário