“FGTS em processamento”: o que significa essa mensagem ao tentar fazer o saque?

"FGTS em processamento": o que significa essa mensagem ao tentar fazer o saque?
Veja o que significa a mensagem de "Saque FGTS em processamento". Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O saque extraordinário do FGTS foi liberado para um novo grupo de trabalhadores nesta quarta-feira (11/05), e já está disponível para milhões de pessoas. No entanto, alguns trabalhadores estão se deparando com uma mensagem de “Saque FGTS em processamento” no aplicativo.

Mas as pessoas que consultam o saque extraordinário no Caixa Tem ou no FGTS e encontram este aviso não precisam se preocupar, pois esta mensagem indica que é necessário aguardar o período de saque.

Publicidade

Publicidade

O que significa a mensagem “Saque FGTS em processamento”

Esta mensagem significa que a liberação de uma parcela de até R$ 1.000 do FGTS foi aprovada, mas que o trabalhador deve esperar pela data referente ao seu mês de aniversário.

Isso porque os depósitos do saque extraordinário seguem um calendário que varia conforme o mês de nascimento dos trabalhadores. Até aqui, por exemplo, o valor já foi liberado para nascidos entre janeiro e abril.

"FGTS em processamento": o que significa essa mensagem ao tentar fazer o saque?
Veja o que significa a mensagem de “Saque FGTS em processamento”. Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Sendo assim, se o Caixa Tem mostra uma mensagem de “saque em processamento”, basta consultar o calendário para saber quando você vai ter acesso ao dinheiro.

Publicidade

Publicidade

Calendário do saque extraordinário

O calendário de depósitos do saque-extraordinário começou em abril e segue até junho. Além dos pagamentos para os aniversariantes de abril, que iniciam nesta quarta (11/05), as próximas datas de liberação do saque são as seguintes:

  • Nascidos em maio – dia 14 de maio (sábado);
  • Junho – 18 de maio;
  • Julho – 21 de maio;
  • Agosto – 25 de maio;
  • Setembro – 28 de maio;
  • Outubro – 1º de junho;
  • Novembro – 8 de junho;
  • Dezembro – 15 de junho.

O trabalhador que deseja consultar se tem direito ao saque e mais informações sobre o pagamento pode fazer isso por meio do site do FGTS.

Quem tem direito ao saque extraordinário?

O saque será disponibilizado para todos os trabalhadores com conta vinculada do FGTS, inclusive desempregados. O valor máximo para retirada é de R$ 1.000 por pessoa, e quem não tiver este valor de saldo no fundo terá que sacar menos.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar