O que é a avaliação de desempenho e quais são os seus benefícios?

O que é a avaliação de desempenho e quais são os seus benefícios (1)
Fonte/Reprodução: original

Com a avaliação de desempenho, as empresas podem avaliar sistematicamente a situação das prestações de serviços trabalhistas de seus funcionários de acordo com as suas determinadas funções dentro do seu negócio empresarial.

Além disso, ao ser feita a avaliação, é garantido uma série de benefícios em prol da área administrativa do setor empresarial como, por exemplo, o desenvolvimento de uma gestão dos trabalhadores como um modo de ser mantida a objetividade de se cumprir as tarefas no prazo estabelecido pelas empresas.

Publicidade

Publicidade

Sem sombra de dúvidas, a avaliação de desempenho é uma técnica indispensável para os empresários que estão em busca de uma melhor qualidade de trabalho para as suas empresas.

O que é a avaliação de desempenho realizada em muitas empresas?

A avaliação de desempenho nada mais é do que uma técnica comumente usada pelas empresas como um modo de avaliar a situação da gestão empresarial de seu negócio.

O que é a avaliação de desempenho e quais são os seus benefícios (2)
Fonte/Reprodução: original

Com isso, são revisitados alguns aspectos específicos, como o comportamento dos funcionários na empresa e suas opiniões sobre o modo em como é feita a gestão empresarial do seu trabalho, por exemplo.

Publicidade

Publicidade

Entre outras palavras, os trabalhadores contam com a liberdade de opinarem sobre os prós e os contras do atual funcionamento da empresa.

O que visa a avaliação de desempenho que empresas realizam periodicamente com funcionários?

Busca-se por meio da avaliação de desempenho, uma espécie de visão geral sobre o funcionamento da empresa.

Ela é feita para que sejam apontados todos os pontos positivos e negativos da gestão empresarial como um modo de melhorar o trabalho dos funcionários e, consequentemente, conseguir trazer mais produtividade, assim como também mais lucratividade para a empresa.

Quais os tipos de avaliação de desempenho?

Quando se fala sobre a avaliação de desempenho, se fala a respeito sobre uma série de avaliações de desempenho, em que cada uma delas conta com um tipo diferente de foco. 

Por exemplo, a avaliação de desempenho mais importante é a autoavaliação, ou seja, em que o próprio funcionário se avalia em relação ao seu próprio desempenho na empresa.

Como já dito, o trabalhador também pode destacar a sua opinião sobre a empresa ao apontar os seus prós e os seus contras, claro, sem deixar de dar a devida justificativa sobre os pontos destacados.

Publicidade

Publicidade

Além disso, existe uma série de avaliações de desempenho, as quais são destacadas na lista abaixo:

  • Avaliação de desempenho da equipe;
  • Avaliação por meio de um superior imediato
  • Avaliação de desempenho da gestão;
  • Avaliação em conjunto ou conhecida como 180º;
  • Avaliação por meio das competências;
  • Avaliação por meio dos objetivos;
  • Avaliação comportamental por meio de incidentes de caráter críticos;
  • Avaliação 360º

Essas são as conhecidas avaliações de desempenho, em que todas tem a sua devida importância e devem ser colocadas em prática em todas as empresas para o melhor desenvolvimento de uma gestão empresarial de qualidade para o seu negócio.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar