14º salário do INSS ainda está no Congresso. O que há de concreto sobre o benefício?

Veja qual é a situação atual do 14º salário do INSS e como deve funcionar o pagamento do benefício se ele for aprovado no Congresso.


Desde que entrou em pauta no Congresso Nacional em 2020, a proposta de pagar uma espécie de 14º salário do INSS para aposentados e pensionistas do instituto vem deixando muitos segurados ansiosos.

O tema ganhou fôlego no final do ano passado, quando chegou a gerar expectativas de pagamentos, mas a proposta “empacou” e segue sem garantias de que será posta em prática.

Qual a situação atual do 14º salário do INSS?

Por enquanto, a proposta de uma 14º salário do INSS ainda está em trâmite na Câmara dos Deputados, ou seja, continua aguardando votação no Congresso Nacional.

Para seguir em frente, o projeto de lei que trata do assunto (PL 4367/2020), de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), precisa ser aprovado na Câmara e no Senado e depois seguir para sanção presidencial.

14º salário do INSS ainda está no Congresso. O que há de concreto sobre o benefício?
Saiba qual é a situação atual do 14º salário do INSS e como deve funcionar o benefício em caso de aprovação. Foto: gov.br

Mesmo assim, já são conhecidos alguns detalhes sobre o 14º salário do INSS, caso ele seja aprovado em posto em prática.

Uma das coisas que já se sabe sobre o benefício é que ele será pago em duas parcelas, nos meses de março de 2022 e 2023, desde que seja sancionado a tempo.

Quem estará elegível para receber o 14º do INSS se ele for aprovado

Em caso de aprovação no Congresso e sanção por parte do presidente, o 14º salário será pago aos seguintes grupos de segurados do INSS:

  • Aposentados;
  • Pensionistas;
  • E beneficiários do auxílio-doença, auxílio-reclusão e auxílio-creche.

Enquanto isso, segurados que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia ou amparo por invalidez do trabalhador rural não terão direito ao valor.

Calendário de pagamento do 13º salário do INSS

Enquanto o 14º salário do INSS segue em tramitação no Congresso, o calendário do 13º para este ano já foi definido. Nesse caso, os pagamentos acontecerão entre agosto e dezembro.

Para conferir as datas de pagamento das duas parcelas do benefício para cada grupo de segurado, confira o calendário completo do 13º do INSS 2022.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.