Imposto de Renda 2022: Como declarar plano de saúde. Por que ele não deve ficar de fora

Gastos com plano de saúde também entram na conta do Imposto de Renda 2022 e não devem ficar de fora. Saiba como incluir!


Uma das dúvidas mais comuns dos contribuintes do Imposto de Renda é a respeito dos gastos envolvendo plano de saúde, seja individual, familiar ou empresarial. É importante saber que, ao fazer a declaração do Imposto de Renda 2022, esses gastos também entram na conta.

Isso porque qualquer informação que esteja faltando na declaração pode gerar problemas para o contribuinte no futuro. Sendo assim, é importante estar bem atento(a).

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo por que deve incluir o plano de saúde na declaração do Imposto de Renda e também se existe algum vantagem em colocar o plano de saúde no IR. Confira!

Por que o plano de saúde deve estar na declaração do Imposto de Renda

Imposto de Renda 2022: Como declarar plano de saúde. Por que ele não deve ficar de fora
Gastos com plano de saúde individual, familiar ou empresarial também entram na conta do Imposto de Renda 2022 e não devem ficar de fora. Saiba como incluir! (Imagem: Pexels/Divulgação)

Algo que não pode ficar de fora da sua declaração do Imposto de Renda é o plano de saúde, assim como quaisquer outras despesas médicas. Em geral, algumas pessoas tendem a ficar em dúvida sobre como incluir o plano de saúde na declaração e também sobre outras questões relacionadas ao Imposto.

Gastos com plano de saúde, independente de o plano ser do tipo individual ou do tipo familiar, entram na ficha de pagamento intitulada “Pagamentos Efetuados”, sob o código 26. Afinal, esse código é usado especificamente para indicar planos de saúde. Ao escolher este código, o contribuinte deve informar ao sistema as mesmas informações que constam no comprovante de pagamento.

Ou seja, o contribuinte deve informar o CNPJ e o nome da operadora, o valor pago e a parcela que foi reembolsada e não é dedutível. O contribuinte também deve informar se os gastos foram feitos com o seu próprio plano de saúde, o de um dependente ou de um alimentando.

No caso de um plano empresarial, o contribuinte deve se atentar para seguir as instruções do informe de rendimentos entregue pela operadora do plano ou pelo seu empregador. Caso o empregador pague integralmente o plano de saúde e nenhuma parcela saia do bolso do empregado, então o contribuinte não precisa declarar gastos com o plano de saúde no IR 2022.

Vale comentar que, para tornar ainda mais fácil para o usuário preencher o formulário da declaração do IR 2022, o novo sistema permite que dados enviados pelas operadoras de plano de saúde seja importados, agilizando o preenchimento. Para utilizar o recurso e resgatar essas informações do banco de dados, basta selecionar o botão “importar arquivo do plano de saúde” na ficha Pagamentos Efetuados.

No campo “Valor pago”, o contribuinte deve entrar com o valor total de pagamentos do ano, ou seja, somar tudo que foi pago durante 2021 referente ao plano de saúde.

Em meio a todo o processo, é bom que o contribuinte esteja ciente de que todas as despesas dedutíveis declaradas precisam ser comprovadas por recibo, nota fiscal ou informe de rendimentos.

Tem alguma vantagem colocar o plano de saúde na declaração do IRPF?

Sim, existe vantagem colocar o plano de saúde na declaração do IRPF. A grande vantagem por trás de informar despesas com plano de saúde é que o contribuinte poderá ter o valor abatido da base de cálculo e, desse modo, pagar menos à Receita. Também é possível elevar a restituição a receber.

Para ter direito sobre essa vantagem, o contribuinte deve preencher os dados todos corretamente.

Na hora de fazer a declaração, o ideal é contar com a ajuda de um profissional da área de contabilidade, que poderá dar a orientação necessário, a fim de evitar qualquer transtorno no futuro, devido a um dado mal inserido no formulário da declaração e outros equívocos comuns ao ato de declarar o Imposto de Renda.

Também é possível contratar um contador para, em última instância, fazer a declaração para o contribuinte, caso o contribuinte não se sinta seguro em fazer a declaração por conta.

Veja também: Concursos 2022: semana começa com 14,6 mil vagas espalhadas pelo país; confira os destaques

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.