Imposto de Renda 2022: Como declarar plano de saúde. Por que ele não deve ficar de fora
Gastos com plano de saúde também entram na conta do Imposto de Renda 2022 e não devem ficar de fora. Saiba como incluir!
Uma das dúvidas mais comuns dos contribuintes do Imposto de Renda é a respeito dos gastos envolvendo plano de saúde, seja individual, familiar ou empresarial. É importante saber que, ao fazer a declaração do Imposto de Renda 2022, esses gastos também entram na conta.
Isso porque qualquer informação que esteja faltando na declaração pode gerar problemas para o contribuinte no futuro. Sendo assim, é importante estar bem atento(a).
Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo por que deve incluir o plano de saúde na declaração do Imposto de Renda e também se existe algum vantagem em colocar o plano de saúde no IR. Confira!
Por que o plano de saúde deve estar na declaração do Imposto de Renda
Algo que não pode ficar de fora da sua declaração do Imposto de Renda é o plano de saúde, assim como quaisquer outras despesas médicas. Em geral, algumas pessoas tendem a ficar em dúvida sobre como incluir o plano de saúde na declaração e também sobre outras questões relacionadas ao Imposto.
Gastos com plano de saúde, independente de o plano ser do tipo individual ou do tipo familiar, entram na ficha de pagamento intitulada “Pagamentos Efetuados”, sob o código 26. Afinal, esse código é usado especificamente para indicar planos de saúde. Ao escolher este código, o contribuinte deve informar ao sistema as mesmas informações que constam no comprovante de pagamento.
Ou seja, o contribuinte deve informar o CNPJ e o nome da operadora, o valor pago e a parcela que foi reembolsada e não é dedutível. O contribuinte também deve informar se os gastos foram feitos com o seu próprio plano de saúde, o de um dependente ou de um alimentando.
No caso de um plano empresarial, o contribuinte deve se atentar para seguir as instruções do informe de rendimentos entregue pela operadora do plano ou pelo seu empregador. Caso o empregador pague integralmente o plano de saúde e nenhuma parcela saia do bolso do empregado, então o contribuinte não precisa declarar gastos com o plano de saúde no IR 2022.
Vale comentar que, para tornar ainda mais fácil para o usuário preencher o formulário da declaração do IR 2022, o novo sistema permite que dados enviados pelas operadoras de plano de saúde seja importados, agilizando o preenchimento. Para utilizar o recurso e resgatar essas informações do banco de dados, basta selecionar o botão “importar arquivo do plano de saúde” na ficha Pagamentos Efetuados.
No campo “Valor pago”, o contribuinte deve entrar com o valor total de pagamentos do ano, ou seja, somar tudo que foi pago durante 2021 referente ao plano de saúde.
Em meio a todo o processo, é bom que o contribuinte esteja ciente de que todas as despesas dedutíveis declaradas precisam ser comprovadas por recibo, nota fiscal ou informe de rendimentos.
Tem alguma vantagem colocar o plano de saúde na declaração do IRPF?
Sim, existe vantagem colocar o plano de saúde na declaração do IRPF. A grande vantagem por trás de informar despesas com plano de saúde é que o contribuinte poderá ter o valor abatido da base de cálculo e, desse modo, pagar menos à Receita. Também é possível elevar a restituição a receber.
Para ter direito sobre essa vantagem, o contribuinte deve preencher os dados todos corretamente.
Na hora de fazer a declaração, o ideal é contar com a ajuda de um profissional da área de contabilidade, que poderá dar a orientação necessário, a fim de evitar qualquer transtorno no futuro, devido a um dado mal inserido no formulário da declaração e outros equívocos comuns ao ato de declarar o Imposto de Renda.
Também é possível contratar um contador para, em última instância, fazer a declaração para o contribuinte, caso o contribuinte não se sinta seguro em fazer a declaração por conta.
Veja também: Concursos 2022: semana começa com 14,6 mil vagas espalhadas pelo país; confira os destaques