IPVA MG 2022: primeira parcela com vencimento nesta sexta (25) para placas com finais 9 e 0

Felipe Matozo

25/03/2022

Em Minas Gerais, o calendário de pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA MG) de 2022 começou nesta semana, e hoje (25/03) é o último dia para pagar a primeira parcela de veículos com final de placa 9 ou 0.

Além disso, nesta sexta-feira também vence o prazo para que proprietário de veículos com placas final 9 e 0 tenham direito ao desconto de 3% no valor do imposto. Para isso, é preciso pagar o IPVA MG em cota única, ou seja, à vista.

Neste ano, os motoristas mineiros tiveram direito a um prazo maior para começar a pagar o imposto, já que o calendário foi adiado de janeiro para março.

Como consultar o valor do IPVA MG 2022?

IPVA MG 2022: primeira parcela com vencimento nesta sexta (25) para placas com finais 9 e 0

Primeira parcela do IPVA MG 2022 vence hoje para o último grupo de veículos. Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press

Para consultar o valor do IPVA MG 2022 e emitir a guia de pagamento, o contribuinte pode acessar o site da Secretaria da Fazenda (SEF-MG). O acesso às informações sobre o veículo é feito por meio do número do Renavam.

Além disso, outras opções de consulta ao valor do imposto são pelo telefone 155, na central de atendimento do LigMinas, e pelo aplicativo IPVA-MG.

Como pagar o IPVA MG 2022?

Para pagar o imposto, os proprietários de veículos de Minas podem emitir o documento de arrecadação pelo site da SEF (link acima), ou apenas informar o Renavam nos terminais de autoatendimento ou guichês dos bancos credenciados.

A lista de bancos onde é possível pagar o IPVA MG 2022 inclui as seguintes instituições financeiras:

  • Caixa;
  • Mais BB;
  • Casas Lotéricas;
  • Itaú;
  • Bradesco;
  • Santader;
  • Sicoob;
  • Mercantil do Brasil;
  • Banco Postal Brasileiro;

Atenção: licenciamento vai até 31 de março em MG

Além do IPVA, os motoristas mineiros também precisam se atentar à taxa de licenciamento do Estado, que vence no próximo dia 31 de março e custa R$ 135,95.

Nesse caso, é possível emitir a guia no site da SEF junto com a do IPVA, e efetuar o pagamento nos mesmos bancos credenciados.

O que acontece se eu não pagar o IPVA MG 2022?

Caso o contribuinte deixe de pagar o IPVA MG de veículos que não são isentos do imposto, há a incidência de uma multa de 0,3% por dia de atraso. Além disso, após o 30 dias, o valor da multa é fixado em 20% do IPVA, mais juros pela Selic.

Também é importante destacar que sem o pagamento do IPVA o motorista não consegue licenciar o veículo. Com isso, o documento em atraso pode gerar multa para o proprietário e apreensão do veículo.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.