Seguro Desemprego 2022: Principais mudanças e condições do benefício

seguro desemprego mudanças 2022
Seguro-Desemprego terá mudanças de valor em 2022, mas condições devem seguir as mesmas. Foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press

Infelizmente, a taxa de desemprego continua alta no Brasil e a permanência do cenário de crise segue preocupando nas projeções para o próximo ano. Por conta disso, é importante se atentar às mudanças do seguro-desemprego para 2022.

A principal mudança no benefício está relacionada justamente a um dos maiores problemas do país atualmente: a disparada na inflação em 2021. E se por um lado as altas na inflação fazem com que o custo de vida dos brasileiros fique mais caro, por outro isso faz com que os reajustes em benefícios como o seguro-desemprego também sejam maior, pois é necessário repor perdas no poder de consumo.

Publicidade

Publicidade

A seguir, você confere como deve ficar o seguro-desemprego em 2022 e as condições para ter direito ao benefício.

seguro desemprego mudanças 2022
Seguro-Desemprego terá mudanças de valor em 2022, mas condições devem seguir as mesmas. Foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press

Seguro-desemprego terá mudanças em 2022?

Até o momento, a única mudança programada para o seguro-desemprego em 2022 é no valor do benefício, que deve ser corrigido pela inflação.

Nesta semana, o mercado financeiro subiu as projeções para a inflação brasileira em 2021 pela trigésima semana seguida. Segundo a estimativa do instituto, a estimativa é que o índice fique em 10,12%, o que representa a primeira vez acima da marca dos 10% desde 2015.

Publicidade

Publicidade

Se confirmada esta projeção, o salário mínimo pode subir R$ 110, chegando a R$ 1.210. Como o mínimo é usado como base para o seguro-desemprego, esse deve ser o piso aproximado do benefício em 2022.

Quem pode solicitar?

Para ter direito ao seguro-desemprego, o trabalhador precisa ter sido demitido sem justa causa de um emprego registrado, ou seja, com carteira assinada.

Além disso, também é necessários se enquadrar nos seguintes critérios:

Para os trabalhadores que precisam solicitar o seguro-desemprego, é possível fazer isso pela internet. Para isso, basta baixar a Carteira de Trabalho Digital e fazer o cadastro para acessar o aplicativo.

Após fazer login no aplicativo, basta clicar na opção “Benefícios”, depois em “Seguro-Desemprego” e em “Solicitar”. Por fim, é só informar os dados solicitados e seguir os passos recomendados para concluir o procedimento.

Em caso de dúvidas ou problemas para fazer isso pela internet, o trabalhador também pode ligar para o número 158 ou entrar em contato com uma agência do trabalho em seu município.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar