IPVA GO: governo aprova projeto de parcelamento do imposto em até 10 vezes
Governo de Goiás sanciona lei que permite o parcelamento do IPVA GO em até 10 vezes, o que deve valer a partir do próximo ano.
Nesta quinta-feira (31/03), o governo de Goiás sancionou uma lei que permite o parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA GO) em até 10 vezes.
No entanto, de acordo com Secretaria de Economia do Estado, em 2022 o número máximo de parcelas ficará em oito, por conta da data de aprovação da lei. Isso porque a aprovação do projeto aconteceu no terceiro mês do ano, então não há tempo hábil.
Qual o novo calendário de parcelamento do IPVA GO 2022?
Com a aprovação da nova lei, o calendário de pagamentos do IPVA GO 2022 terá que passar por novas mudanças, pois até então o número máximo de parcelas era três.
Entretanto, o governo ainda não divulgou um novo calendário para as oito parcelas. Segundo a secretaria, a previsão é que isso aconteça na próxima semana, e as datas continuarão seguindo conforme o número final da placa do veículo.
Com a mudança, a expectativa é que as novas datas de pagamento do IPVA GO 2022 entrem em vigor em maio e se estendam até dezembro.
Em Goiás, o IPVA é obrigatório para veículos com menos de 15 anos de fabricação, e o número maior de parcelas pode ajudar a aliviar o aumento no valor do imposto neste ano.
Como conseguir desconto no IPVA GO 2022?
Segundo o governo de Goiás, os motoristas que participam do Programa Nota Fiscal Goiana (NFG) continuam tendo direito ao desconto. Nesse caso, a redução no valor do IPVA pode ser de 5% a 10%.
Conforme estimativa do governo, são mais de 441 mil proprietários de veículos com direito ao desconto por participarem do NFG.
Além disso, proprietário de veículos populares (1.0) e motocicletas de até 125 cilindradas também pode conseguir redução no IPVA GO. Mas para isso é necessário pagar o imposto em dia e não ter nenhuma infração de trânsito cometida em 2021.
Licenciamento GO 2022
Enquanto isso, em relação ao licenciamento de veículos no Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), o governo destaca que ele continuará sendo feito junto com a última parcela.
No entanto, como o número de parcelas aumentou de três para oito neste ano, e para 10 a partir de 2023, os motoristas terão um prazo maior para fazer isso.