Mutirão de empregos em São Paulo tem 12 mil vagas abertas: saiba como participar

Começou ontem (30/08) a sexta edição do mutirão de empregos organizado pelo Sindicato dos Comerciários e a União Geral dos Trabalhadores (UGT) em São Paulo. O evento conta com cerca de 12 mil vagas para os setores de comércio e serviços e segue com inscrições abertas até o dia 04 de outubro.

Conhecido por gerar longas filas por conta da alta procura, o mutirão acontecerá em forma híbrido neste ano, com as inscrições sendo realizadas apenas pela internet, no site do Sindicato dos Comerciários. Apenas os candidatos pré-selecionados participarão de entrevistas e provas presenciais.

Publicidade

Publicidade

As análises dos currículos seguem por ordem de inscrição, ou seja, os candidatos que se cadastrarem nos primeiros dias terão prioridade na triagem. Entre as oportunidades disponíveis estão vagas para vendedor, operador de loja, estoquista, açougueiro, padeiro, peixeiro, entre outras.

mutirão de empregos são paulo
Inscrições no mutirão serão apenas pela internet para evitar filas no Vale do Anhangabaú. Foto: Reprodução/TV Globo

A primeira etapa do mutirão de empregos já conta com 35 empresas cadastradas, incluindo redes como Magazine Luiza, Carrefour, Supermercado Dia, GPA (Grupo Pão de Açúcar), Polishop, Globalvox e Atento. Mas segundo os organizadores, o número de empresas participantes deve chegar a 45.

Este é o segundo ano consecutivo em que a fase de inscrições do mutirão acontece de forma 100% virtual. Por conta da pandemia, a edição de 2020 também teve este formato, para evitar aglomerações com as filas que costumam se formar no vale do Anhangabaú. Apenas no ano passado, o evento recebeu 300 mil currículos.

Publicidade

Publicidade

O mutirão de empregos em São Paulo é organizado pela UGT em parceria com os sindicatos dos Comerciários, das Empresas de Asseio e Conservação, dos Padeiros, dos Trabalhadores da Construção Civil, entre outros. Além disso, também fazem parte do evento o Senai, Centro Paulo Souza e Associação Comercial, que ajudam com a qualificação dos candidatos.

Veja também: Audi tem vagas de emprego abertas para todos os níveis em São Paulo

Como participar do mutirão de empregos em São Paulo?

Para se candidatar às vagas do mutirão, os interessados devem cadastrar o currículo no site do evento. Na página há uma ficha onde os candidatos devem informar dados pessoais, de contato, experiência, escolaridade e objetivo.

Na aba “Currículo”, é preciso informar as seguintes questões:

  • Objetivo – o cargo pretendido e a função/área em que deseja trabalhar;
  • Escolaridade – selecionar entre Não Alfabetizado; Fundamental, Médio e Superior completo ou incompleto; Mestrado; Doutorado; e Especialização;
  • Cursos – nesse campo é importante informar qualquer cursos extracurricular que você já tenha feito, como de informática, idiomas, de qualificação, curso técnico, entre outros;
  • Outras habilidades – um resumo das atividades exercidas nos cargos em que já trabalhou e outras que você tenha domínio e ache relevante informar.

Em seguida, é preciso preencher os campos da aba Experiências. Nesse caso, o candidato deve informar os nomes das últimas três empresas em que trabalhou, além da função que exercia e as datas de entrada e saída. É importante destacar que o candidato precisa começar pela empresa mais recente.

Por fim, basta preencher os campos restantes com informações de endereço e de contato e clicar em “Salvar me CV e me candidatar”.

Publicidade

Publicidade

As inscrições ficam abertas até 4 de outubro e as provas com os pré-selecionados começam logo em seguida, seguindo até o dia 22 de outubro. Tanto as provas presenciais quanto as entrevistas acontecerão na sede do Sindicato dos Comerciário, que fica no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo.

Conforme destaca o presidente do sindicato e da UGT, Ricardo Patah, o evento também oferece cursos rápidos, como o de operador de caixa. Segundo ele, “esse é o mutirão da inclusão social, do aperfeiçoamento e da qualificação profissional”.

Veja também: Economistas preveem 10 milhões de desempregados no Brasil pós-pandemia

Com alto índice de desemprego, procura deve ser grande

De acordo com Patah, a expectativa do sindicato é que o mutirão de empregos de São Paulo passe de 20 mil vagas até o final do evento. Para ele, deve haver muita procura por conta das contratações para a temporada de final de ano.

Publicidade

A procura também deve ser grande por parte dos candidatos, já que o índice de desemprego bateu recorde em 2021. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE) nesta terça-feira (31/08), a taxa até chegou a recuar em 0,6% no segundo trimestre, mas continua alta, com 14,4 milhões de brasileiros desempregados.

Publicidade

Conforme mostra o levantamento do IBGE, o número de desempregados no Brasil aumentou em 1,6 milhão em apenas um ano, e a renda média dos trabalhadores diminuiu em 6,6% no mesmo período.

Em São Paulo, a taxa de desemprego é maior do que a média nacional, e fechou o segundo trimestre em 14,4%.

Fontes: Agora São Paulo e G1.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário