Enem 2022: estudantes já podem entrar com recurso contra isenção negada

Estudantes que tiveram isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 negada já podem entrar com recurso. O prazo vai até sexta-feira (29).


O estudante que solicitou isenção na taxa de inscrição do Enem 2022 e teve o pedido negado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) já tem a possibilidade de entrar com recurso contra a isenção negada.

O processo ocorre de maneira totalmente digital por meio do site ou aplicativo do Inep e o prazo vai até a próxima sexta-feira (29).

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo quem tem direito à taxa de inscrição no Enem 2022, como entrar com recurso contra isenção negada, quando sai o resultado do recurso e o que acontece se o pedido for negado. Confira!

Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição no Enem?

Enem 2022: estudantes já podem entrar com recurso contra isenção negada
Estudantes que tiveram isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 negada já podem entrar com recurso. O prazo vai até sexta-feira (29). (Imagem: Reprodução/Internet)

Muitos dos participantes do Enem não têm condições para pagar a taxa de inscrição do Exame. Desse modo, o Inep, que é a instituição organizadora da avaliação, concede a isenção da taxa de inscrição a estudantes que atendam aos seguintes critérios:

  • Ser concluinte do ensino médio em 2022, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública;
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada;
  • Ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.820);
  • Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda.

Os estudantes que se encontram nas condições estabelecidas pelo Inep tiveram entre os dias 4 e 15 de abril para solicitar a isenção da taxa de inscrição.

A lista de candidatos que tiveram pedido aprovado foi divulgada na última sexta-feira (22). Ontem (25), começou o período para entrar com recurso contra a solicitação de isenção negada e também para apresentar justificativa de ausência na última edição do Enem, caso o candidato estivesse inscrito e não tenha comparecido para realizar a prova e tenha interesse em solicitar isenção.

O prazo irá se encerrar nesta sexta-feira, dia 29 de abril, seguindo o cronograma do Enem 2022.

As inscrições para a edição de 2022 do Enem deverão começar no dia 9 de maio e se estender até o dia 20 do mesmo mês.

Como entrar com recurso contra isenção negada?

Para entrar com recurso contra a isenção, o estudante deve seguir os seguintes passos:

  1. Acessar a Página do Participante, no site do Inep;
  2. Após fazer login com o Login único do portal do Governo Federal (gov.br), escolher a opção “Isenção”, na página inicial;
  3. Em seguida, anexar as documentações conforme forem solicitadas pela plataforma, para justificar a solicitação da isenção.

A lista da documentação completa que o Inep irá solicitar do candidato consta no anexo II do Edital n.º 14/2022 do Enem e devem estar nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB. É preciso que o candidato seja bastante cauteloso na hora de anexar esses documentos, para evitar correr o risco de, mais uma vez, ter o pedido de isenção negado pelo instituto.

Quando sai o resultado do recurso?

Como comentamos anteriormente, os estudantes que tiveram a solicitação da isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 têm até esta sexta-feira (29) para entrar com recurso. O resultado do recurso, por sua vez, será divulgado apenas no dia 6 de maio.

O que acontece se o pedido for negado?

Caso recurso seja negado, o estudante que tiver interesse em realizar o Enem 2022 precisará pagar a taxa de inscrição, que deverá ser no valor de R$ 85.

Devemos lembrar que todos os interessados em realizar o Enem 2022, isentos ou não, deverão formalizar a inscrição a partir do dia 9 de maio.

Veja também: Auxílio Brasil 2022: pagamento hoje (26). Quem recebe? Valores e onde receber

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.