Como gerar a 2ª via do Boleto FIES na Caixa Econômica Federal

Felipe Matozo

10/11/2023

A Caixa Econômica Federal oferece diversas opções para que os estudantes do FIES possam gerar a 2ª via do boleto de pagamento.

A seguir, apresentaremos todas as opções disponíveis, além de fornecer um passo a passo detalhado para duas delas.

Opções para gerar a 2ª via do Boleto FIES na Caixa

Como gerar a 2ª via do Boleto FIES na Caixa Econômica Federal

Veja como gerar a 2ª via do Boleto FIES na Caixa.

Os estudantes que precisam emitir a segunda via do boleto do FIES têm três opções disponíveis: pelo site “sifesweb.caixa.gov.br”, pelo aplicativo FIES ou pelo telefone “Alô Caixa”.

Como gerar a 2ª via do Boleto FIES pelo “sifesweb.caixa”

Para gerar a 2ª via do boleto do FIES pelo site “sifesweb.caixa.gov.br“, é necessário realizar um cadastro prévio e seguir os seguintes passos

  1. Acesse a opção CONTRATO FIES;
  2. Em seguida, clique em CONTRATO
  3. Por fim, basta acessar a oppção BOLETO(S) EM ABERTO.

Como gerar a 2ª via do Boleto FIES pelo telefone “Alô Caixa”

Outra opção é gerar a segunda via do boleto do FIES através do telefone “Alô Caixa”. Para isso, o estudante deve ligar para o número 4004 0 104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (demais regiões).

Em seguida, escolher as seguintes opções: 3 – Empréstimos e Renegociação, depois 6 – FIES, e por fim 1 – Emissão de 2ª via de boleto.

Aplicativo FIES

Além das opções mencionadas anteriormente, os estudantes também podem utilizar o aplicativo FIES para emitir boletos em aberto.

O aplicativo também permite consultar dados do contrato e visualizar parcelas. Essa é uma alternativa prática e rápida para acessar todas as informações necessárias.

Como usar o Débito Automático para o FIES?

Para facilitar ainda mais o pagamento do FIES, é possível cadastrar o débito automático diretamente no site “sifesweb.caixa.gov.br”.

Outra opção é utilizar o débito direto autorizado (DDA), que permite receber os boletos eletronicamente. Essas alternativas garantem maior comodidade e evitam atrasos ou esquecimentos.

Renegociação FIES: Quais são as condições para adesão?

Os estudantes que desejam renegociar o contrato do FIES devem estar atentos às condições para adesão. É necessário ter contratado o FIES até 31/12/2017 e estar na fase de amortização em 30/06/2023.

Essa oportunidade oferecida pela Caixa Econômica Federal permite aos estudantes regularizarem sua situação e quitarem suas dívidas de forma mais acessível.

Descontos para Renegociação FIES

A renegociação do FIES também oferece descontos aos estudantes que se enquadram em determinadas condições.

Contratos com menos de 90 dias de atraso em 30/06/2023 recebem um desconto de 12% do valor principal para pagamento à vista.

Já para contratos com mais de 90 dias de atraso na data informada, é aplicada uma redução de 100% dos juros e multa por atraso, além do desconto de 12% do valor principal para pagamento à vista.

Para contratos com mais de 360 dias de atraso e estudantes que fazem parte do Cadastro Único ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, há descontos de até 92% ou 99% do valor total da dívida à vista, respectivamente.

Para os demais estudantes, o desconto pode chegar a até 77% do valor total da dívida.

Como renegociar o contrato FIES

Para realizar a renegociação do contrato FIES, existem duas opções disponíveis: pelo site “sifesweb.caixa.gov.br”, no menu “Contrato FIES”. Basta clicar na opção “Renegociação” e depois “Renegociação 2023”.

Outra opção é ir diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal. O prazo para adesão a essa oportunidade é até 31/05/2024, portanto, é importante que os estudantes interessados não deixem passar essa chance de regularizar sua situação junto ao programa do FIES.

Você também pode gostar de ler
O que acontece se não pagar o FIES? Descubra aqui!

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.