IR: 1º lote da restituição do Imposto de Renda é pago nesta terça (31); saiba quem recebe
Depósitos de restituição do Imposto de Renda 2022 começam hoje. Veja quem recebe e como consultar a situação do pagamento.
Nesta terça-feira (31/05) acontece o pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022, mesmo dia em que se encerra o prazo para entrega da declaração.
Ao todo, mais de 3,38 milhões de contribuintes receberão a restituição nesta primeira etapa, que tem um total de R$ 6,3 bilhões.
Para os contribuintes que desejam saber se têm direito à restituição para neste primeiro lote e qual é a situação do pagamento, a consulta está disponível desde a última semana.
Quem tem direito ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda?
Nesta primeira etapa de restituição do Imposto de Renda, os depósitos são destinados a contribuintes que têm prioridade legal. São eles:
- Idosos a partir de 60 anos;
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- Contribuintes que têm o magistério como maior fonte de renda.
Enquanto isso, nos próximos lotes os pagamentos serão feitos de acordo com a data de entrega da declaração.
Nesse caso, quantos antes o contribuinte enviou a declaração do IR 2022, mais cedo ele recebe a restituição. Mas é importante destacar que a Receita considera a data do último envio, nos casos de contribuintes que precisam fazer ajustes ou retificações.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
Para conferir se você vai receber a restituição no lote pago nesta terça-feira, basta acessar o site da Receita Federal, selecionar a opção “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”.
Em seguida, é só informar os dados solicitados que o site irá exibir uma página informa a situação da restituição.
O valor da restituição é depositado na conta informada durante o preenchimento da declaração. Se isso não acontecer, o contribuinte deve verificar os dados bancários informados para confirmar que eles são válidos.
Quais as próximas datas de depósito?
Os pagamentos da restituição acontecerão em outros quatro lotes, com depósitos nas seguintes datas:
- 30 de junho;
- 29 de julho;
- 31 de agosto;
- 30 de setembro.
Veja também: Imposto de Renda – estes 5 erros podem te fazer cair na malha fina