Como desativar o pagamento por aproximação no Banco do Brasil?

Elouise Lopes

12/08/2022

Entre os clientes do Banco do Brasil, um questionamento comum é como desativar o pagamento por aproximação do cartão.

Antes de decidir desativar a função, é importante entender o que é ela e como ela funciona.

A seguir, você fica sabendo como desativar o pagamento por aproximação no Banco do Brasil, o que é o pagamento por aproximação, quais as vantagens dele e como entrar em contato com o Banco do Brasil. Confira!

Como desativar o pagamento por aproximação no Banco do Brasil?

Os clientes do Banco do Brasil que optarem por desativar o pagamento do cartão da instituição bancária devem baixar o aplicativo Ourocard.

Tendo o aplicativo instalado no celular, o cliente deve realizar o seguinte passo a passo:

  • Depois de fazer login, o usuário deve clicar no cartão que deseja configurar, na tela inicial;
  • Procurar a opção de ativação e desativação da função NFC;
  • Ao encontrar a opção, o usuário deve selecionar a opção de desativação.

O que é pagamento por aproximação?

Um dos métodos de pagamento mais utilizado entre os brasileiros é o pagamento por aproximação. O uso dessa função se tornou mais popular com a pandemia do Covid-19, já que essa função não requer tanto contato quanto o ato de inserir o cartão em uma máquina de pagamentos.

Isso porque o pagamento por aproximação se baseia na tecnologia chamada Near Field Communication que, em tradução, quer dizer “Comunicação de Campo Próximo”. Essa forma de pagamento também é chamada de pagamento via contactless e não necessita que o usuário insira seu cartão na máquina.

Basta aproximar o cartão de em uma área específica da máquina para que a transação seja carregada. O mesmo pode ser feito com um dispositivo inteligente que contenha carteira digital e a tecnologia NFC.

Essa é uma alternativa bastante prática e até mais segura do que as modalidades de pagamento mais tradicionais.

Quais as vantagens do pagamento por aproximação?

Existem algumas vantagens envolvendo o pagamento por aproximação. A primeira delas é que esse método mantém o distanciamento recomendado para prevenção contra o Covid-19, entre outras doenças.

O pagamento por aproximação também é mais prático, pois permite ao cliente fazer um pagamento sem contato. Da mesma forma, o pagamento por aproximação é mais rápido do que outras formas de pagamento, uma vez que tudo acontece dentro de apenas alguns segundos.

Além disso, o pagamento por aproximação é mais seguro contra golpes e fraudes, porque contém criptografia.

Apesar das vantagens, a praticidade que o recurso oferece assusta os consumidores, que têm medo de dar mais facilidades a pessoas mal intencionadas. Caso o cartão ou mesmo um dispositivo que contenha a tecnologia NFC caiam nas mãos de terceiros, há chances de realizem operações sem o conhecimento e consentimento do dono.

Sendo assim, muitos preferem desativar o pagamento por aproximação.

Como entrar em contato com o Banco do Brasil?

O cliente do Banco do Brasil que optar por não utilizar a função de pagamento por aproximação e tiver preferência por manter o recurso desativado pode fazer isso diretamente pelo aplicativo do banco, como comentamos anteriormente.

No entanto, se o usuário tiver problemas na hora da desativação do pagamento por aproximação, o ideal é entrar em contato com o Banco do Brasil. Isso pode ser feito junto à central de atendimento.

Confira os números de telefone da central do Banco do Brasil a seguir.

  • Capitais e regiões metropolitanas – 4004 0001
  • Demais regiões – 0800 729 0001
  • Deficientes auditivos/fala – 0800 729 0088

Posso ativar a função outra vez?

Caso o cliente mude de ideia depois de desativar do pagamento por aproximação do cartão, ele poderá ativar a função novamente em outro momento. Para isso, basta apenas fazer o processo contrário ao processo de desativação que explicamos anteriormente.

Veja também: Empréstimo do Auxílio Brasil: isso é o que NÃO TE CONTAM sobre ele

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.