Estado testa recompensar motoristas por bom comportamento

O Detran de Roraima já está estudando implantar o RNPC (Registro Nacional Positivo de Condutores), previsto por lei aprovada ainda este ano.


O Departamento de Trânsito do Estado de Roraima já está estudando como será implantado o RNPC (Registro Nacional Positivo de Condutores), previsto pela Lei 14.071/2020 e que beneficia motoristas que apresentam bons comportamentos.

Os motoristas que não cometeram infração de trânsito nos últimos 12 meses serão cadastrados no RNPC e a partir disso terão acesso a benefícios fiscais ou tarifários.

Como vai funcionar o sistema de premiação?

Em maio deste ano, o Conselho Nacional de Trânsito publicou no Diário Oficial da União, uma deliberação que prevê a concessão de benefícios para motoristas cadastrados no RNPC que não tenham cometido nenhuma infração no prazo de 12 meses.

Em entrevista, o Coronel Álvaro Duarte, diretor presidente do Departamento Estadual De Trânsito (Detran), explicou como deve funcionar a implantação do sistema no Estado de Roraima.

De acordo com ele, o governo vai estudar ofertar descontos aos motoristas na hora de solicitar a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Da mesma forma, a previsão é que o sistema permita descontos também no licenciamento, que é um processo de regularização obrigatório feito anualmente para veículos e comprova que ele se encontra em condições seguras para trafegar nas ruas e estradas do país.

Nas palavras do diretor presidente: “Nós vamos apresentar a nossa proposta, estamos só fechando o texto e os valores percentuais nas nossas taxas. Com esses descontos, estarei premiando aquela pessoa que é um bom condutor [e respeita as leis de trânsito]”.

Para o interior do estado, o Coronel Álvaro Duarte afirma que serão feitos mutirões após o período eleitoral para garantir que o sistema estará atendendo também aos municípios da região.

Ele também comenta que existem em torno de 240 mil veículos cadastrados na base de dados do estado de Roraima. Entre os meses de janeiro e agosto deste ano, aproximadamente 77 mil infrações de trânsito foram registradas.

Veja também: Quem ‘GANHOU’ o debate da Band? Confira as avaliações do público

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.