IPVA 2022 em São Paulo poderá ser parcelado em até 5x. Entenda

Motoristas de São Paulo poderão parcelar valor do IPVA em mais vezes. Foto: Marivaldo Oliveira/Código19

Segundo o governador João Doria (PSDB), em 2022 os motoristas de São Paulo poderão parcelar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em mais vezes.

Durante uma coletiva de imprensa realizada no último sábado (11/12), Doria afirmou que o número de parcelas do imposto subirá de três para cinco. De acordo com o governador, o objetivo é que os paulistas tenham uma melhor condição de pagamento para o IPVA, que deve ficar mais caro no ano que vem.

Publicidade

Publicidade

Os parcelamentos do IPVA 2022 em até cinco vezes em São Paulo já começam a partir de janeiro, e o Governo do Estado deve publicar a mudança no Diário Oficial nos próximos dias.

IPVA SP poderá ser parcelado em até 5x em 2022
Motoristas de São Paulo poderão parcelar valor do IPVA em mais vezes. Foto: Marivaldo Oliveira/Código19

Durante a entrevista, Doria afirmou que a decisão pela mudança surgiu no dia anterior (10/12). Segundo ele, o aumento no número de parcelas “atende a uma parcela considerável da população”, contribuintes que precisarão de mais tempo para quitar o imposto.

Além disso, o governador também afirmou que a medida também valerá para o licenciamento de novos veículos. Nesse caso, o prazo vale a partir do dia 2 de janeiro.

Publicidade

Publicidade

IPVA em São Paulo deve aumentar de 25% a 30%

Por conta da valorização dos carros usados durante este ano, motoristas de todo o país já se preparam para o aumento no IPVA. Afinal, o cálculo para o valor do imposto considera o valor venal de cada veículo, além da alíquota cobrada no Estado.

Segundo estimativas, o aumento médio no IPVA de São Paulo deve ser de 25% a 30% em 2022. Além das altas no preço dos veículos no decorrer do ano, o Estado tem a maior alíquota do país, junto com Rio de Janeiro e Minas Gerais: 4%.

Para que os motoristas tenham uma noção de quanto pagarão de IPVA em 2022, é possível fazer uma estimativa com base na Tabela Fipe. Nesse caso, confira como simular o valor aproximado do IPVA.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar