Quanto tempo demora para o Detran emitir o CRLV Digital?

Felipe Matozo

02/12/2022

O tempo que o Detran de cada estado demora para emitir a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) varia conforme a localidade.

Para entender como funciona esse procedimento e conferir mais informações sobre o CRLV Digital, continue acompanhando o texto abaixo.

Quanto tempo demora para emitir o CRLV Digital?

Conforme já adiantamos, cada Detran tem um prazo próprio para emitir o CRLV Digital após a quitação dos débitos dos veículos, como taxa de licenciamento e seguro DPVAT.

Confira também
O que é o CRLV do veículo?

Em São Paulo, por exemplo, o prazo para o Detran-SP emitir o documento é de até 7 dias úteis após o pagamento da taxa de licenciamento e de eventuais débitos, como multas e IPVA.

Enquanto isso, no Paraná o prazo é menor. Isso porque o Detran-PR demora no máximo 3 dias úteis após a quitação dos débitos do veículo para emitir o CRLV digital.

Por isso, é importante verificar no site do Detran do seu estado qual é o prazo para a emissão do CRLV-e. Mas cabe destacar que o documento do veículo precisa estar em dia para conseguir emitir a versão digital.

Como emitir o CRLV Digital?

A principal maneira de emitir o CRLV-e é por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Dessa forma, motoristas de todo o país podem “carregar” sua carteira de habilitação e o documento do veículo no celular.

Um dos principais destaques sobre a CNH Digital é que o aplicativo tem a mesma validade dos documentos impressos. Ou seja, em caso de abordagem policial, basta apresentar o aplicativo para mostrar a habilitação e a situação do veículo.

Além disso, não é necessário estar conectado à internet para abrir o aplicativo e apresentar os documentos, pois ele também funciona “off-line”.

Para baixar o CRLV na CNH Digital, o motorista deve seguir os passos abaixo:

  1. Primeiramente, baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) na loja de aplicativos do seu celular (“Play Store” para celulares Android e “App Store” para celulares da Apple);
  2. Em seguida, informe seus dados para fazer um cadastro na plataforma;
  3. Por fim, selecione a aba “Veículos” e digite o Renavam do seu veículo e o código de segurança impresso no CRV (antigo DUT).

VEJA TAMBÉM
CRV e CRLV: qual a diferença, no final das contas?

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.