5 curiosidades POSITIVAS da nova CNH Digital que você deve conhecer

Conheça algumas curiosidades sobre a CNH Digital e funcionalidades do aplicativo que podem facilitar a vida de muitos motoristas.

A chegada do aplicativo CNH Digital foi bem-vinda para muitos motoristas, já que o sistema conta com algumas curiosidades que fazem o seu download valer a pena.

Entre as funcionalidades do app Carteira Digital de Trânsito, estão serviços que antes exigiam mais burocracias e até mesmo um importante recurso para os motoristas esquecidos.

Publicidade

Publicidade

A seguir, confira algumas das curiosidades positivas da CNH Digital, que podem te estimular a baixar o aplicativo, caso ainda não tenha feito isso.

1 – A CNH Digital tem a mesma validade do documento físico

5 curiosidades POSITIVAS da nova CNH Digital que você deve conhecer
Opção de carregar o CRLV no aplicativo é uma das curiosidades positivas da CNH Digital. Foto: AutoPapo

Aqui está um ponto que chama a atenção de muitos motoristas, principalmente aqueles que já esqueceram a carteira de motorista e/ou o documento do veículo ao sair de casa. Afinal, no aplicativo da CNH Digital é possível adicionar tanto o seu documento quanto o CRLV do veículo, ambos de porte obrigatório.

Com isso, os dois documentos ficam disponíveis mesmo sem acesso a internet, e em caso de abordagem, por exemplo, é possível apresentar o aplicativo para mostrar que está tudo em dia com sua habilitação e seu veículo.

Publicidade

Publicidade

2 – O aplicativo contem o histórico do condutor

No menu “Habilitação” da Carteira Digital de Trânsito, é possível conferir o histórico da sua CNH, o que inclui dados do motorista e do documento, como registro, categoria, validade e até eventuais bloqueios ativos.

Além disso, o QR Code disponível na carteira permite consultar a autenticidade do documento e informações como exames toxicológicos e cursos especializados que o condutor realizou.

3 – Dados dos veículos também ficam salvos na Carteira Digital de Trânsito

Além das informações sobre o condutor, também é possível conferir uma série de dados completos dos veículos registrados em seu nome.

Nesse caso, o aplicativo mostra o licenciamento atualizado, observações no registro, informações sobre algum recall existe, restrições no Renavam, se há comunicado de venda ativo, ocorrência de roubo ou furto, se o veículo já possui a placa no padrão Mercosul, entre outras coisas.

4 – É possível consultar e resolver multas

Quando o condutor estiver com dúvidas sobre ter levado ou não uma multa, agora ele pode conferir isso diretamente no aplicativo CNH Digital.

Isso porque o app mostra dados completos de infrações, como local, data e valor da multa, e ainda permite visualizar e emitir o boleto para pagamento do débito, com ou sem desconto. Além disso, também é possível indicar o real infrator da ocorrência pelo aplicativo, se for o caso.

5 – Transferência de veículos pela CNH Digital

Publicidade

Publicidade

Por fim, o recurso mais recente do aplicativo Carteira Digital de Trânsito: a possibilidade de transferir a propriedade de veículo pelo app. Este serviço deve começar a valer a partir deste mês de março, e a expectativa é que diminua as burocracias das transferências.

Para conferir mais detalhes sobre esta nova funcionalidade e saber como ela deve funcionar, confira nosso texto explicando sobre as transferências pela CNH Digital.

Enquanto isso, para baixar o aplicativo gratuitamente, acesse a Google Play Store (para dispostivos Android) ou a App Store (para iOS/Apple).

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário