Governo confirma transferência de veículo online pela carteira digital. Entenda como funcionará

A partir de março, motoristas poderão fazer transferência de veículo online, com assinatura digital que dispensa reconhecimento de firma.

Na última terça-feira (15/02), o Ministério da Economia informou que a partir de março será possível fazer transferência de veículo online, o que será possível por meio da plataforma gov.br.

Com isso, os motoristas brasileiros não precisarão mais de reconhecimento de firma, pois o procedimento acontecerá com o uso da assinatura digital.

Publicidade

Publicidade

O novo serviço ficará disponível apenas para veículos que possuem documentação digital, ou seja, que saíram de fábrica ou foram transferidos a partir do dia 4 de janeiro de 2021.

transferência de veículo online
Carteira Digital de Trânsito permitirá transferências de veículos pela internet. Foto: Paulo Alves/TechTudo

Transferência de veículos pela internet

Os veículos que já possuem documentação digital poderão ser transferidos por meio da plataforma gov.br. Para isso, os motoristas só precisarão usar a assinatura digital que ficará disponível na Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Dessa forma, não será mais necessário o reconhecimento de firma em cartório para a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e).

Publicidade

Publicidade

Segundo o Ministério da Economia, na transferência de veículo online, o vendedor só terá que acessar o aplicativo da CDT, informar o CPF do comprador e assinar digitalmente.

Depois disso, o comprador receberá a notificação e terá que repetir o mesmo processo. Com isso, a autorização para transferência irá diretamente para o sistema do Governo Federal.

Entretanto, é importante destacar que o motorista ainda precisará levar o veículo para vistoria no Detran para realizar a transferência.

Além disso, vendedores e compradores precisarão ter login prata ou ouro na plataforma gov.br para fazer transferências online. Para saber como ter cadastro prata ou ouro, confira nosso texto explicando o procedimento.

Isso já é permitido em todos os Detrans do Brasil?

Quando o serviço de transferência de veículos online entrar em funcionamento, os motoristas conseguirão utilizá-lo apenas se o Detran local estiver integrado ao novo sistema de autorização digital.

Sendo assim, é importante consultar se o Detran do seu estado poderá oferecer este serviço. Conforme já adiantamos, as transferências eletrônicas ficarão disponíveis a partir de março.

Como funciona a carteira digital

Publicidade

Publicidade

A Carteira Digital de Trânsito é um aplicativo que armazena sua carteira de motorista e o documento do seu veículo em seu celular.

O aplicativo tem a mesma validade dos documentos impressos. Para baixar a Carteira Digital de Trânsito e conferir mais detalhes sobre o app, acesse a plataforma gov.br.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário