Adesão do PIX pelos governos estaduais aumenta. Veja quando é vantajoso utilizar no pagamento de contas e impostos

pagamento conta via pix
Pagamentos de contas e impostos via Pix se torna cada vez mais comum. Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Desde que foi lançado, em novembro de 2020, o Pix vem sendo usado para um número cada vez maior de transações financeiras, inclusive para pagamento de contas e impostos.

Neste ano, motoristas de estados como Paraná, Rio Grande do Sul e Acre podem usar o Pix até mesmo para pagar o IPVA. Com isso, um procedimento que antes exigia certa burocracia agora pode ser feito em questão de minutos.

Publicidade

Publicidade

A possibilidade de usar o sistema no pagamento do IPVA indica uma disponibilidade dos estados de oferecer praticidade para os contribuintes. Outro exemplo dessa situação é o caso dos microempreendedores individuais (MEIs), que podem pagar a contribuição mensal por meio do Pix.

pagamento conta via pix
Pagamentos de contas e impostos via Pix se torna cada vez mais comum. Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Pagamento de contas via Pix vale a pena?

Uma das principais vantagens de pagar contas com o Pix é a praticidade, já que os usuários podem fazer tudo pelo celular em poucos minutos. Ou seja, em muitos casos não há mais necessidade de enfrentar filas em lotéricas ou mesmo caixas eletrônicos, o que pode durar horas.

Além disso, no caso específico do IPVA, o pagamento via Pix resolve um problema que incomoda muitos motoristas: a restrição de bancos para pagar o imposto. Afinal, o Pix permite que o pagamento seja feito pelo aplicativo de qualquer banco. Esta é uma facilidade que os contribuintes do Paraná podem aproveitar para o IPVA 2022.

Publicidade

Publicidade

No Rio Grande do Sul, o sistema permite que os proprietários de veículos possam pagar o IPVA em mais de 760 instituições relacionadas. Além disso, outro estado que oferece esta novidade par o IPVA é o Acre, enquanto João Pessoa (PB) disponibiliza o Pix para pagamento do IPTU 2022.

Além da praticidade, outro ponto que merece destaque é a segurança do sistema. Afinal, os aplicativos dos bancos são ambientes seguros contra invasões, assim como as chaves Pix e os códigos QR também proporcionam mais segurança para os pagamentos.

No caso dos usuários que se preocupam com golpes, é possível se proteger tomando alguns cuidados simples. Em muitos casos, basta prestar a atenção nos números ou desconfiar de uma mensagem para evitar um golpe.

Sendo assim, o pagamento de contas e impostos é uma opção que pode facilitar a vida de muitas pessoas e também oferecer segurança nas operações.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar