Compra de imóvel: Erros que você precisa evitar! Fique por dentro!

pessoas fechando negócio
(Imagem: Reprodução/Canva)

Um dos momentos mais decisivos na vida de qualquer pessoa é a compra de um imóvel e é preciso ficar atento aos erros que não devem ser cometidos em um investimento tão importante quanto esse.

A falta de planejamento e de desatenção para coisas básicas referentes a um imóvel, podem se transformar em uma futura grande dor de cabeça. E levando-se em conta o alto investimento de uma compra dessas, sem falar da burocracia, caso apareça um incômodo grande após o fechamento da compra, não dá para resolver o problema com uma troca ou devolução.

Publicidade

Publicidade

Por tanto, antes de se comprometer com qualquer casa ou apartamento tenha em mente tudo o que precisa ser considerado. Para te ajudar, nós listamos 6 erros que você não deve cometer no momento de decidir qual será o seu “lar doce lar”.

pessoas fechando negócio
(Imagem: Reprodução/Canva)

Veja também:

1- Não considerar direito a localização do seu imóvel

Não é incomum encontrar pessoas que se encantam tanto com uma casa ou apartamento que simplesmente deixam de lado coisas básicas como a viabilidade de localização desse imóvel.

Publicidade

Publicidade

Ao comprar uma casa o indivíduo precisa se atentar a tudo que possa fazer com que sua vida fique mais cômoda e não mais difícil.

Por exemplo, pode ser que a princípio você esteja feliz morando em um local mais afastado do centro. Mas será que esse contentamento irá permanecer se todos os dias você precisar enfrentar horas no trânsito para chegar aos locais onde você precisa estar?

Avalie bem as suas principais necessidades em relação a localização antes de escolher.

2- Não pesquisar sobre a construtora do empreendimento

Para quem pretende comprar um imóvel na planta, o principal erro que não pode ser cometido é a falta de pesquisa da construtora com quem se está fechando negócio.

Não são poucos os casos no mercado de pessoas que compraram imóveis na planta, e receberam um produto completamente diferente do esperado ao final da construção. Os casos mais preocupantes são aqueles de problemas relacionados a estrutura do imóvel. Afinal de contas, erros de engenharia e arquitetura, acabam afetando drasticamente a vida de quem mora nesses locais.

Por isso a pesquisa pela empresa responsável pela construção é tão importante. Isso porque, normalmente os imóveis com esses tipos de problemas costumam ser uma constante em empreendimentos dessas construtoras “picaretas”.

Publicidade

Publicidade

A dica principal é, além da pesquisa, procure visitar uma obra já pronta dessa empresa. Dessa forma você fica mais ciente do que pode esperar ao final da construção.

3- Não ter uma boa reserva para dar de entrada – Erros na compra de imóvel

Um dos maiores erros na compra de imóvel financiado é achar que dá para fazer um bom negócio sem um bom valor de entrada. Isso costuma ser resultado da falta de planejamento financeiro (e de futuro) de muitas pessoas.

Quando o comprador não consegue dar uma entrada considerável para comprar o seu imóvel, significa que ele precisará financiar um valor mais alto. Com isso, as parcelas que ele terá que pagar pelo imóvel também serão mais alta, pressionando ainda mais o seu orçamento familiar.

Além disso, com um financiamento maior, as taxas de juros a serem pagas também são mais salgadas.

Publicidade

Em entrevista para a Casa Vogue, o arquiteto Rafael Sorrigotto indica que o ideal é que o comprador tenha pelo menos 30% do valor total do imóvel para aplicar na entrada.

Publicidade

4- Escolher o imóvel sem pensar no futuro

Muitas pessoas conseguem fazer apenas uma compra de imóvel durante toda a vida. Dessa forma, é importante avaliar não apenas o momento presente, mas a vida futura no momento de escolher a sua casa.

Um erro bastante comum acontece quando pessoas jovens compram um imóvel. Isso porque muitas vezes essa pessoa é solteira ou recém-casada e não considerou a possibilidade de filhos no futuro. Dessa forma acaba escolhendo uma casa que não teria como comportar bem a família caso ela aumente.

5- Considerar apenas o valor de compra do imóvel

Esquecer que um imóvel terá outros custos além das parcelas também é um dos erros que não devem ser cometidos na hora da compra de imóvel.

Publicidade

Publicidade

O comprador precisa lembrar que precisará arcar muitas vezes com valores de reformas (imóveis usados), condomínio, IPTU e também a documentação para adquirir sua casa dos sonhos.

Por isso é essencial ter todos esses valores organizados em uma planilha para realizar uma análise completa de quanto realmente você precisará para comprar e manter a sua moradia.

6- Não analisar bem a documentação – Erros na compra de imóvel

Especialmente para adquirir imóveis usados, a parte de análise da documentação é muito importante para ter certeza de que não existem débitos extras da sua compra.

Rafael Sorrigoto, ainda em entrevista para a Casa Vogue, indica que o ideal é que em imóveis usados o novo comprador exija a documentação dos antigos donos. Dessa forma, evita-se dores de cabeça futuras.

No geral, o ideal é que para essa análise de documentação, tanto de imóveis usados quanto novos, o comprador conte com o auxílio de um advogado.

Veja também: Caixa Construção: Conheça esse financiamento para você que sonha com a casa própria

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
Veja mais ›
Fechar