O que é Renavam? Tire suas dúvidas!

O que é Renavam? Tire suas dúvidas!

Existem informações a que o proprietário de veículos precisa conhecer e ter acesso. Entre elas está o Renavam do veículo, que serve para identificar o automóvel. Sendo assim, é importante tirar todas as dúvidas sobre o Renavam.

O Renavam é o mesmo durante toda a vida útil do veículo e permite consultar todas as informações sobre ele.

Publicidade

Publicidade

A seguir, você fica sabendo o que é o Renavam, por que ele é importante, onde encontrá-lo e como consultá-lo. Continue lendo!

O que é o Renavam?

O que é Renavam? Tire suas dúvidas!
Entenda o que é Renavam, por que ele é importante, onde é possível encontrá-lo e como consultar o Renavam, para esclarecer suas dúvidas. (Imagem: Reprodução/Internet)

Renavam é a sigla para Registro Nacional de Veículos Automotores. Trata-se de um código composto de 11 dígitos que serve como número de identificação do automóvel. Nesse sentido, essa informação pode ser comparada com o RG (Registro Geral), já que acompanha o veículo desde sua fabricação até o momento em que ele sai de circulação, sem importar o motivo.

Até 2013, o código tinha apenas nove dígitos. A partir desta data, ele passou a possuir 11 dígitos. Essa mudança aconteceu para ampliar as possibilidades de combinação dos números e atender a novos registros.

Publicidade

Publicidade

É importante saber que o Renavam é diferente do código do Renavam. Enquanto o primeiro é o registro do veículo, o segundo é um código composto por números e tem por objetivo ajudar o condutor a encontrar os dados desse documento com maior facilidade.

Por que o Renavam é importante?

Sendo o código de identificação do veículo, o Renavam é importante, porque é ele que permite às autoridades saber todos os detalhes do carro, como ano, cor, chassi, modelo e possíveis débitos pendentes.

Com essa informação também é possível verificar se as alterações feitas no veículo (como pintura, mudança de emplacamento e outras mudanças externas) estão regulares.

A ideia de o veículo ter o Renavam é que seja possível manter a transparência com o estado, evitando golpes e fraudes na aquisição do novo carro ou moto.

Quando o proprietário do veículo decide vender o automóvel, precisa informar e comprovar a venda às autoridades dentro de um prazo previsto pelo CTB (Código Brasileiro de Trânsito).

Isso quer dizer que esse número de identificação não é importante só para obter informações sobre as características físicas de um determinado veículo. Ele também é importante para que seja possível acessar todo o histórico do veículo.

Onde encontrar o Renavam?

Publicidade

Publicidade

Entre as dúvidas mais comuns dos motoristas é saber onde o Renavam pode ser encontrado. Esse número consta no CRV, que é o Certificado de Registro de Veículo, documento impresso ou digital. Além disso, o o condutor pode encontrar outras informações importantes sobre o automóvel no CRV, como modelo, ano de fabricação e mais.

Esse código de identificação também aparece no CRLV, que é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Nos dois documentos, o CRV e CRLV, o Renavam aparece no mesmo lugar, acima do campo “Nome”.

Como consultar o Renavam?

Caso o proprietário do veículo tenha dificuldade para encontrar a informação nos documentos mencionados, seja porque o número não consta no documento ou mesmo porque esse documento não está em suas mãos, existem duas alternativas.

A primeira alternativa para consultar é ir até a concessionária e abrir uma solicitação para a empresa ou para o antigo proprietário do veículo. Nesse caso, o condutor deve apresentar o número da placa do automóvel, bem como o seu CPF. Quanto maior o número de informações que o motorista puder apresentar, mais chances ele tem de conseguir consultar o Renavam.

Publicidade

Outra opção é fazer a consulta dessa informação diretamente pelo Portal de Serviços do Denatran, ou pelo site ou aplicativo do Detran. Se o motorista tiver em mãos a placa do veículo, número de CPF, entre outros dados, poderá consultar o Renavam.

Publicidade

Todos os documentos (desde a Carteira Nacional de Habilitação até o CRLV) podem ser encontrados no aplicativo do Detran, no formato digital.

Veja também: Nova parcela do Auxílio Brasil liberada nesta quarta-feira (20); veja o calendário

Elouise LopesRedatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Veja mais ›
Fechar