NOVIDADES do PIX: estes são os próximos lançamentos do Banco Central

O Pix deverá contar com algumas novidades em breve; o Banco Central já está estudando lançar novas funcionalidades para a ferramenta.


O Banco Central do Brasil estuda lançar em breve novas funcionalidades para o Pix, que se tornou a ferramenta de pagamento mais utilizada entre os brasileiros nos últimos anos.

De modo geral, o método de pagamento é bastante prático, mas ainda precisa de melhorias e é nisso que o Banco Central está trabalhando no momento.

Banco Central deverá lançar novas funcionalidades para o Pix

O Pix é uma ferramenta de pagamento instantâneo gratuita. Nos últimos anos, as transações de transferência bancária via Pix superaram as transações via TED e DOC. Afinal, o Pix é uma ferramenta que está à disposição dos usuários 24 horas por dia.

Porém, o head do Capco Labs em São Paulo, Alexandre Bueno, afirma que o Pix ainda é um sistema que precisa de melhorias, principalmente no que diz respeito a segurança. Isso pode se perceber pela alta dos números de casos de golpes e fraudes envolvendo o Pix nesses últimos anos.

No meio disso, a assessora sênior no Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil (BCB), Mayara Yano, comentou que todo o impacto que o Pix, do ponto de vista social e também do ponto de vista econômico, deve tornar ainda mais fácil a implantação de novas funcionalidades na plataforma em breve.

De acordo com a assessora: “O Brasil teve a adoção mais rápida do mundo, passando de 30 transações per capita no seu início para 70 transações per capita atualmente. Hoje, já são 779 instituições regulares que oferecem o sistema e 60 estão em processo de adesão”.

O BC prevê a inclusão de funções como Pix Automático, Internacional e Pix Cobrança 2.0, para os próximos anos.

Para a assessora, o Pix tem todo potencial para ser uma ferramenta inovadora, tendo chances de se tornar a principal forma de pagamento em um futuro não tão distante, nacional e internacionalmente. Para isso, a plataforma deve implementar melhorias, de praticidade e segurança.

Veja também: Auxílio Brasil de R$ 800: tudo o que já sabemos sobre o valor extra

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.