Últimos dias: siga estes passos pra atualizar seu CadÚnico e continuar recebendo benefícios
Saiba quem precisa atualizar o CadÚnico até dia 14 de outubro e como fazer isso para evitar a suspensão de benefícios.
Beneficiários do Auxílio Brasil e outros programas que estão com cadastro desatualizado no CadÚnico precisam atualizar as informações até sexta-feira (14/10) para evitar o bloqueio do benefício.
A falta de atualização dos dados no sistema ainda pode levar ao cancelamento de benefícios se a situação não for regularizada a tempo.
Para saber quem precisa atualizar o CadÚnico e como fazer isso para não ficar sem benefícios do governo federal, acompanhe o texto abaixo.
Quem precisa atualizar o CadÚnico até sexta-feira?
Famílias que estão com o cadastro no CadÚnico sem atualização há mais de dois anos precisam renovar as informações até dia 14 de outubro.
Confira também
Quais os documentos para o Cadastro Único?
Isso porque as regras do CadÚnico preveem que as famílias inscritas precisam atualizar o cadastro a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração no grupo familiar.
Caso o beneficiário do Auxílio Brasil precise atualizar o cadastro até sexta-feira e deixe de fazer isso, o benefício será suspenso. Além disso, se o inscrito perder o prazo e não fizer a atualização até dezembro deste ano, o auxílio e a Tarifa Social de Energia serão cancelados.
Como saber se preciso da atualização?
Para conferir a situação do seu cadastro, basta acessar o aplicativo ou site do CadÚnico. Através destes canais é possível saber se a família está em Averiguação ou Revisão Cadastral e o que deve ser feito para regularizar a inscrição.
Além disso, os beneficiários do Auxílio Brasil também recebem mensagens sobre a situação cadastral no extrato de pagamento e no aplicativo do próprio programa. No caso dos participantes da Tarifa Social, as mensagens chegam na conta de energia.
Como atualizar o CadÚnico?
Quem ainda não atualizou o CadÚnico e precisa fazer isso até sexta-feira pode realizar o procedimento presencialmente ou pela internet, dependendo da situação.
No caso das famílias que não tiveram nenhuma alteração nas informações cadastrais desde a última entrevista, basta atualizar a inscrição pelo aplicativo CadÚnico.
No entanto, se houver algum dado que precisa de alteração no cadastro, é preciso ir até um posto de cadastramento para uma nova entrevista. Normalmente, esse procedimento é realizado em um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
VEJA TAMBÉM
Quanto tempo demora para atualizar o Cadastro Único?