PIS/Pasep: quando vai ser pago o abono salarial referente ao ano de 2021?

Confira a previsão de pagamento do abono salarial PIS/Pasep do ano-base 2021 e saiba quem tem direito ao benefício!

O abono salarial PIS/Pasep é um benefício pago a trabalhadores do setor privado e servidores públicos de baixa renda. Sua proposta é complementar seus ganhos, possibilitando-lhes maior poder de compra.

Em 2022, o governo fez o pagamento do abono salarial do ano-base 2020. Quem atende os requisitos do programa e trabalhou em 2021 fica com uma dúvida: quando receberei o PIS/Pasep?

Publicidade

Publicidade

A seguir, respondemos essa pergunta! Continue a leitura e veja qual a previsão do pagamento do abono salarial PIS/Pasep do ano-base 2021!

Adiamento do pagamento do PIS/Pasep

PIS/Pasep: quando vai ser pago o abono salarial referente ao ano de 2021?

A tradição do governo era pagar o abono salarial do ano anterior. Por exemplo, em 2019 o pagamento do benefício correspondia ao ano-base de 2018.

A pandemia de covid-19 atrapalhou essa regra e fez com que o governo adiasse o pagamento do PIS/Pasep. É justamente por isso que os valores referentes ao ano-base de 2020 foram liberados somente agora em 2022.

Publicidade

Publicidade

De acordo com o governo federal, o abono salarial não foi pago na pandemia porque a verba disponível para o benefício foi realocada a outros programas, como o BEM (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda).

Quando vai ser pago o abono salarial PIS/Pasep 2021?

O governo retomou os pagamentos do benefício em 2022, com repasses do ano-base de 2020. O calendário de repasses foi de fevereiro a março. Agora, o governo deu uma nova oportunidade para quem não sacou o benefício em 2019, viabilizando o acesso à parcela até o final do ano.

Devido a esses repasses, o pagamento do abono salarial PIS/Pasep do ano-base 2021 deve ficar somente para 2023, pois não há orçamento disponível.

Tradicionalmente, os pagamentos eram feitos nos meses de junho e julho, mas pode ser que o governo adiante como fez neste ano. Se isso se confirmar, o calendário de pagamentos de 2023 pode ser semelhante ao de 2022, com repasses nos meses de fevereiro e março.

Vale lembrar que isso é uma previsão! O calendário oficial deve ser divulgado pelo governo somente em 2023.

Quem tem direito ao PIS/Pasep?

Apenas quem cumpre os requisitos do programa tem direito ao abono salarial! A seguir, listamos quais são! Confira e veja se você se enquadra:

  • Ter exercido atividade remunerada pelo período mínimo de 30 dias no ano-base utilizado para cálculo;
  • Ter recebido, em média, até 2 salários mínimos mensais no ano-base;
  • Estar inscrito no PIS ou Pasep há pelo menos 5 anos;
  • Ter dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Como consultar o abono salarial PIS/Pasep?

Publicidade

Publicidade

A consulta do abono salarial está disponível em diferentes canais. Abaixo, listamos quais são e indicamos como verificar dados sobre o PIS/Pasep:

Aplicativo Carteira de Trabalho Digital

  1. Faça o download do aplicativo Carteira de Trabalho Digital na Play Store ou App Store;
  2. Toque no ícone do aplicativo para abri-lo e selecione “entrar”;
  3. Informe seu CPF, toque em “próxima” e digite sua senha de acesso de sua conta gov.br. Se não tiver uma, é possível criá-la no primeiro acesso, basta selecionar “crie sua conta”;
  4. Toque em “consultar abono salarial”.

Site Pasep

  1. Acesse o site Pasep;
  2. Informe sua inscrição Pasep ou CPF e data de nascimento;
  3. Marque a caixa de recaptcha e confirme.

Telefone 158

Faça uma ligação para o número 158. A chamada é gratuita se feita a partir de um telefone fixo. Se for de um celular, há cobrança no valor de uma chamada local.

PIS/Pasep: como é o pagamento?

Depende do perfil do beneficiário, se trabalhador do setor privado ou servidor público. A seguir, indicamos como funciona em cada um desses casos:

Trabalhador do setor privado

Recebe pela Caixa Econômica Federal, que é o banco responsável por gerir valores do programa. Se tiver conta na instituição financeira, o dinheiro será creditado nela.

Publicidade

Caso não tenha conta, poderá sacar o dinheiro com Cartão Cidadão e senha, se tiver um. Não se enquadra em nenhum dos casos anteriores? Então, faça o saque diretamente em uma agência da Caixa, basta apresentar um documento de identificação com foto e CPF.

Publicidade

Servidor público

Os servidores públicos recebem pelo Banco do Brasil com crédito em conta, caso tenham uma. Quem não possui pode sacar o valor presencialmente em uma agência, apresentando documento de identificação e CPF.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário