Conta de Luz mais cara em 2023? Aneel estima aumento em tarifa de energia; entenda

A Aneel estima que a conta de luz vai sofrer aumento em 2023. Confira os reajustes que devem ser adotados pelas distribuidoras.


Os consumidores devem ficar atentos, pois a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) estima novo aumento no valor da conta de luz, previsto para 2023.

Na matéria a seguir, você fica por dentro dos detalhes dos novos reajustes.

Conta de luz vai ter aumento em 2023, segundo Aneel

A Aneel prevê um aumento na tarifa de energia. De acordo com a autarquia, é possível que a energia elétrica venha a subir 5,6%, em média, em 2023.

Veja também: Vale-gás com valor extra tem ÚLTIMO PAGAMENTO em dezembro; saiba mais

A informação foi divulgada na quarta-feira (23) ao grupo de Minas e Energia do governo de transição, quando aconteceu a primeira reunião entre os diretores da Aneel e a equipe de transição do governo eleito.

Quais serão os reajustes?

A Aneel estima que esse aumento tenha variação de acordo com cada distribuidora de energia. A seguir, você confere o número de distribuidores e o percentual de reajuste delas.

  • 7 distribuidoras devem ter reajuste superior a 10%
  • 15 distribuidoras com reajuste entre 5% e 10%
  • 17 distribuidoras devem ter reajuste entre 0% e 5%
  • 13 distribuidoras devem ter reajuste inferior a 0%

A respeito disso, a Aneel esclarece que a diferença de percentuais existe porque os custos de compra, transmissão e distribuição de energia tendem a ser diferentes de uma distribuidora para outra.

Além disso, outro fator que influencia na diferença é o eventual crédito tributário a que a empresa possa ter direito.

A ideia é que os créditos tributários sejam revertidos em favor do consumidor, atenuando os reajustes.

Ainda é importante comentar que Aneel ressalva que os percentuais de reajuste são estimativas, que podem mudar até a homologação dos novos índices tarifários. No meio disso, os reajustes nas tarifas de energia acontecem de forma individual para cada distribuidora.

Em geral, o reajuste é feito no momento em que o contrato de concessão deve ser renovado. Portanto, os reajustes acontecerão em momentos diferentes.

A Aneel ainda não deu detalhes sobre os percentuais por tipos de consumidores para a equipe de transição. Isso quer dizer que não se sabe quais são conectados em alta tensão (no caso de grandes empresas e indústrias) e conectados em baixa tensão (no caso de residenciais, rurais e pequenas empresas).

Veja também: Mega-Sena 2542 sorteia R$ 50 milhões hoje (24); compensa fazer bolão?

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.