5 tipos de carne que NÃO PODEM FALTAR no seu churrasco de fim de ano!
Confira uma lista com 5 tipos de carne que podem garantir um belo churrasco de final de ano, incluindo opções mais em conta.
Final de ano é época de confraternização, e confraternização é sinônimo de churrasco. Por isso, confira a seguir uma lista com 5 tipos de carne que merecem sua atenção na hora de organizar um churrasco.
1 – Contrafilé
Nossa lista começa com o Contrafilé porque ele é considerado uma das melhores opções no quesito custo-benefício para um churrasco.
Aproveite para conferir também
5 tipos de carne MAIS INDICADOS para o seu churrasco de domingo (e que cabem no bolso)
Isso porque o contrafilé não é tão caro quanto carnes mais nobres, como a Picanha e o próprio Filé Mignon, por exemplo, mas é muito macio e saboroso. Além disso, não tem muito segredo para assar bem um Contrafilé.
Outro destaque deste corte é que ele é uma boa pedida para quem gosta de carne mal passada. Portanto, se você vai organizar um churrasco de final de ano, considere deixar o Contrafilé no topo da lista.
2 – Fraldinha
O caso da Fraldinha é parecido com o do Contrafilé: tem um bom custo-benefício. Mas a Fraldinha tem um diferencial de ser uma carne mais magra, com baixo teor de gordura.
Por outro lado, o fato deste corte ser menos gorduroso pode acabar interferindo no sabor da carne. Afinal, as carnes mais gordurosas costumam ser mais saborosas.
Por isso, se você escolher a Fraldinha para o seu churrasco, é importante dedicar uma atenção especial para o tempero da carne. Nesse caso, deixar a carne marinar por um tempo com sal grosso e algumas ervas finas pode ajudar.
Além disso, é bom ficar de olho na churrasqueira, porque a Fraldinha costuma assar mais rápido. Não se distraia, churrasqueiro!
3 – Miolo da Alcatra
Se o orçamento para o churrasco de final de ano permitir, invista no miolo da Alcatra, porque é o tipo de carne que “não tem erro”.
Bastante macio e saboroso, o miolo da Alcatra é um corte com menos gordura que a Picanha, mas que entrega a mesma qualidade para o seu churrasco. Como este é um corte que assa em poucos minutos, é recomendado manter o fogo de médio para baixo.
Em relação ao tempero, a velha receita de sal grosso, água e alho é o suficiente para deixar o miolo da Alcatra delicioso, mas quem quiser diferenciar um pouco também pode deixar a carne marinando em molho de vinho tinto por uns 30 minutos.
4 – Panceta, dica de carne suína para o seu churrasco
Um bom churrasco é um churrasco variado, então não podemos deixar de falar em tipos de carne de porco que vão muito bem na grelha.
Nesse caso, um corte que merece a sua atenção é a Panceta suína. Conforme o nome já entrega, esta é uma carne mais gorda, a carne da barriga do porco, o que faz com que ela seja bem saborosa.
No entanto, este também é um tipo de carne que exige um pouco mais de paciência, pois seu preparo é mais lento, já que ela precisa passar um tempo maior na churrasqueira. Mas como um bom churrasqueiro tem que ter paciência, a recompensa vale a pena.
Para temperar a Panceta Suína, sal grosso e pimenta-do-reino já dão conta do recado. Mas esta também é uma carne que combina bem com molhos, então vale a pena dar uma olhada em receitas de molhos para deixar o seu churrasco inesquecível.
Além disso, é possível encontrar em açougues e supermercados variedades de Panceta que já vêm com temperos específicos. Nesse caso, o quilo pode sair um pouco mais caro, mas o trabalho é mais prático.
5 – Acém, carne mais em conta para o seu churrasco
Para finalizar, uma carne bovina que sai mais barata do que as opções acima. Apesar de o Acém não ser tão macio e saboroso quanto as carnes já citadas, existem truques que resolvem este problema.
Se o seu medo é que o Acém fiquem duro, basta buscar maneiras de amaciar a carne. Nesse caso, uma simples mistura de azeite e vinagre já serve tanto como amaciante como tempero.
Além disso, você também pode usar um vinagre de maçã, ao invés do vinagre comum, ou ainda substituir por outro componente ácido, como suco de limão e até mesmo cerveja.
Mas é importante que o Acém fique marinando por bastante tempo, pelo menos umas 2 horas para que não haja erro. Dessa forma, você consegue fazer um ótimo churrasco sem gastar tanto com carne.
VEJA TAMBÉM
Natal: consumidor tem que ser criativo para fazer a ceia caber no bolso; confira algumas receitas