Inscrição Programa Senac de Gratuidade – Veja como é fácil estudar DE GRAÇA no Senac
O Programa Senac de Gratuidade oferece vagas em diversos cursos para estudantes baixa renda terem acesso a uma educação de qualidade.
Acesso à educação de qualidade é um desafio para muitas pessoas, especialmente aquelas mais vulneráveis. Muitas vezes o problema é o valor. Já outras a disponibilidade. No entanto, com a inscrição no Programa Senac de Gratuidade se resolve muitos destes impedimentos.
Isto porque esta iniciativa do Senac e Governo Federal visa oferecer vagas gratuitas em cursos de diversas áreas. Além disso, há cursos tanto presenciais quanto à distância.
Dessa maneira, cumprindo os pré-requisitos estabelecidos, qualquer pessoa pode iniciar um curso técnico profissionalizante. Assim fica muito mais fácil se preparar para o mercado de trabalho.
O que é o Programa Senac de Gratuidade
Iniciado no ano de 2008, o Programa Senac de Gratuidade é uma iniciativa do Governo Federal junto ao Senac que visa oferecer educação de qualidade e acessível para grupos vulneráveis da sociedade.
Assim, o acordo firmado entre as partes estipula que dois terços (66,67%) da Receita de Contribuição Social Líquida do Senac deve ser aplicada em vagas gratuitas. Estas são ofertadas em cursos de Formação Inicial e Continuada e Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
Estas vagas são disponibilizadas de acordo com a demanda, distribuídas pelos cursos ofertados em cada um dos pólos regionais do Senac pelo Brasil. São mais de 370 polos em cidades de todos os estados da federação e do Distrito Federal.
Além disso, visando democratizar ainda mais a educação, e estimulado pelo fortalecimento do modelo de educação à distância no Brasil, o Programa Senac de Gratuidade pode ser acessado não apenas para cursos presenciais, mas também aqueles no modelo EAD.
Para se beneficiar do programa, o candidato deve fazer a inscrição de maneira online, através do portal Senac de seu estado, ou presencial, indo a um dos polos espalhados pelo Brasil.
No entanto, alguns cursos disponibilizam apenas a matrícula presencial. Logo, é preciso verificar as informações no site do Senac de seu estado ou entrar em contato com a Central de Relacionamento para sanar quaisquer dúvidas.
Por fim, no momento da inscrição o candidato deve assinar termo de compromisso com relação às informações passadas. Entre elas, a de que seu núcleo familiar possui renda per capita bruta de 2 salários mínimos federais ou menos. Outras exigências variam de acordo com o curso escolhido.
Quem pode se inscrever no Programa Senac de Gratuidade
Uma vez que o Programa Senac de Gratuidade visa oferecer educação de qualidade para quem não possui meios de pagar por um curso na instituição, há alguns pré-requisitos básicos para o cadastro no modelo.
O primeiro requisito é o candidato ser de família de baixa renda. Para o programa, isto significa um núcleo familiar com renda média mensal per capita igual a, ou abaixo de, dois salários mínimos federais.
Para calcular a renda mensal per capita basta somar a renda bruta dos familiares e dividir por todos que formam o grupo familiar.
Por exemplo, um grupo composto por pai, mãe, candidato e um irmão, onde apenas o pai e mãe trabalham, basta somar a renda mensal de ambos e dividir por todos da família, ou seja, quatro.
Além disso, para o Senac, um grupo familiar é composto por pessoas residindo na mesma casa, que usufruem todos da mesma renda bruta mensal familiar, e possuem algum grau de parentesco. Se encaixam neste último requisito pai, padrasto, mãe, madrasta, cônjuge, companheiro(a), filho(a), enteado(a), irmão(ã) ou avô(ó).
Verifique outros pré-requisitos específicos nos detalhes de cada curso, disponíveis no site do Senac de seu estado. Estes podem ser, mas não limitados à, ter cursado o ensino médio completo, ser maior de 18 anos, ter experiência profissional em determinada área, entre outros.
Como se inscrever
Para fazer a inscrição no Programa Senac de Gratuidade (PSG) é preciso, primeiramente, observar se a matrícula é presencial ou online. No caso da presencial, será necessário se deslocar até o polo estadual que oferta o curso.
É preciso preencher e entregar a Ficha de Inscrição do PSG, com informações como CPF, endereço e nível de escolaridade; autodeclaração de renda; Termo de Compromisso assinado e o Termo de Matrícula (exclusivo para cursos livres).
Outros documentos podem ser necessários dependendo do curso. Verifique os detalhes de cada na página do Senac de seu estado e polo de escolha.