Curso Técnico Gratuito – Como e Onde Fazer

O curso técnico é uma alternativa para quem deseja ter uma profissão num prazo mais curto do que o de uma graduação. A maioria é paga, mas dá, sim, para fazer curso técnico gratuito! Aqui, você confere como e onde. Acompanhe!

curso técnico gratuito

Curso técnico x graduação

O curso técnico é diferente da graduação em vários aspectos. Um deles é duração: o técnico pode ser feito de 18 a 24 meses, enquanto a graduação tem a partir de dois anos.

Publicidade

Publicidade

Isso faz com que o programa do curso técnico seja mais compacto e o da graduação mais aprofundado, mas sem prejudicar a qualidade da formação do profissional.

Essa duração mais curta possibilita a inserção no mercado de trabalho em um prazo reduzido, sendo a alternativa ideal para quem tem pressa em se profissionalizar e conquistar um emprego.

Além disso, há outras diferenças como a não obrigatoriedade de fazer estágio, no caso do curso técnico, e o menor custo da formação em comparação à graduação.

Publicidade

Publicidade

Tipos de cursos técnicos

A lista de cursos técnicos é grande traz opções de formação profissional em diferentes áreas. Dá, por exemplo, para realizar um curso técnico de enfermagem ou radiologia, bem como em administração, contabilidade e marketing.

Também há alternativas na área industrial, como o curso técnico de mecânica, refrigeração, produção, química, eletrônica, entre outros. O ideal é analisar qual área gosta mais e buscar um curso técnico nesse segmento.

Como e onde fazer curso técnico gratuito?

Quer aproveitar os benefícios dessa formação, mas não sabe como e onde fazer curso técnico gratuito? A seguir, apresentamos algumas alternativas para você estudar de graça e ter uma formação técnica. Acompanhe:

Pronatec

O Pronatec é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Ele é destinado a garantir o acesso à educação técnica de qualidade a jovens e adultos de baixa renda.

Todos os cursos técnicos do Pronatec possuem alta taxa de empregabilidade, sendo uma alternativa para quem busca ingressar rapidamente no mercado de trabalho.

O programa também oferece cursos presenciais e a distância, sempre em parceria com o Senai, Senac, Senar, Senat e instituições da rede privada de ensino.

Publicidade

Publicidade

O programa oferece a Bolsa Formação Estudante, que tem como foco cursos técnicos com duração maior que 800 horas aula, feitos junto ao ensino médio ou não. Para participar da seleção e tentar o benefício, basta se inscrever no site do Pronatec.

Programa Senac de Gratuidade

O PSG (Programa Senac de Gratuidade) possibilita estudar de graça em um dos cursos técnicos do Senac. Trata-se de um programa destinado a pessoas pertencentes a famílias com renda mensal per capita de até dois salários mínimos federais.

O programa oferece bolsas de estudos integrais e para concorrer a uma delas é simples, basta fazer sua inscrição. Para isso, acesse o site do Senac, encontre o curso técnico de seu interesse e verifique se está com inscrições abertas.

Em caso positivo, clique na guia “pré-requisitos”, verifique se seu perfil atende normas do programa e selecione a inscrição no PSG / programa de bolsas. Durante a inscrição será preciso preencher uma autodeclaração de renda e termo de compromisso.

Publicidade

Ao finalizar a inscrição, o candidato afirma que todas as informações prestadas são verdadeiras e que tem documentação específica para comprová-las.

Publicidade

Um detalhe importante: há um prazo para inscrição no programa de bolsa de estudos. É importante cumpri-lo para evitar a perda da oportunidade. Para saber o prazo, sempre verifique a descrição do curso no site do Senac.

Escolas técnicas públicas

Outra forma de fazer a formação gratuitamente é por meio de escolas técnicas públicas. Verifique em sua cidade quais instituições de ensino oferecem essa alternativa.

No estado de São Paulo, por exemplo, há as ETECs (Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza). Mas, é importante se atentar a um ponto essencial: o processo seletivo costuma ser um pouco mais complexo.

Publicidade

Publicidade

Escolas técnicas públicas normalmente realizam o chamado “vestibulinho”, que pode ser composto por diferentes etapas. Uma delas é a análise do histórico escolar, que considera notas do candidato no ensino médio. Em alguns casos, pode haver a aplicação de uma prova que testa conhecimentos do ensino médio.

Sempre verifique junto à instituição de ensino como funciona o processo seletivo para saber se atende todos os requisitos para concorrer a uma bolsa de estudos.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário